UOL Entretenimento Cinema
 
08/07/2008 - 19h34

Batman entre a anarquia e a moral e os bons costumes

ALESSANDRO GIANNINI

Editor de UOL Cinema
Entre a anarquia completa e a moral e os bons costumes há uma infinidade de possibilidades. Mas vivemos em um período de extremos e a polarização parece ser o caminho natural para resolver questões fundamentais da vida em sociedade. Por mais que os fãs de histórias em quadrinhos e afins se esgoelem para destacar as qualidades "viscerais" de "Batman - O Cavaleiro das Trevas", essa parece ser a tônica do segundo filme de Christopher Nolan nessa franquia. A estréia está marcada para sexta, 18 de julho.

  • Assista aos vídeos sobre a franquia Batman em UOL Cinema

    As qualidades do filme vão muito além de elogios rasgados e vazios às interpretações de Heath Ledger (morto em janeiro) no papel de um perturbado Coringa ou de Aaron Eckhart como o atormentado Harvey Dent - sem contar Christian Bale como o Homem-Morcego. Ele fala de como nos alimentamos de uma correção política inexistente, de falsos heróis e, especialmente, de heroísmos desnecessários.

    Divulgação

    Divulgação

    Chris Bale é Bruce Wayne, o alter ego de Batman em "O Cavaleiro das Trevas"



    Christopher Nolan está entre os cineastas de Hollywood que se esforçam para dar um sentido ao "cinemão mainstream". Já demonstrava sinais disso em "Batman Begins", o primeiro filme da nova fase da franquia do personagem de Bob Kane. Agora, confirmou o que se suspeitava: realmente há vida inteligente por trás de adaptações de super-heróis de histórias em quadrinhos para o cinema. E Nolan certamente é uma dessas cabeças privilegiadas.

    Divulgação

    Divulgação

    Heath Legder como Coringa entrega uma interpretação impressionante



    Ao transportar para a tela histórias seminais da "cronologia" de Batman, o cineasta se despiu de todas as obrigações e inseriu o Homem-Morcego num contexto contemporâneo. A demolição da mansão Wayne em "Batman Begins" deu sentido à "criação" do Homem-Morcego e fez referência à queda das Torres Gêmeas. Aqui, o mal primitivo representado pela figura abjeta do Coringa e a ambigüidade do (literalmente) dividido Harvey Duas-Caras levam Batman e o comissário Gordon a uma montanha-russa de emoções que contrastam com seus princípios.

    Divulgação

    Divulgação

    Maggie Gyllenhall e Aaron Eckhart são Rachel e Harvey Dent



    Com a ajuda do elenco afiado e de primeira, Nolan transforma essa pantomima e as falas de efeito - sempre presentes nos filmes de super-heróis - em um espetáculo visual. Não apenas pela ambientação, a caracterização ou os efeitos especiais, mas por saber manejar a câmera de forma a dar sentido a cada um dos personagens e seu peso na história. Preste atenção na seqüência em que Batman segura o Coringa de cabeça para baixo em uma espécie de andaime e ambos discutem. Há muita sofisticação no modo como ela foi filmada e montada.

    Se não tem sentido festejar as qualidades de um filme porque seu personagem é herói popular dos quadrinhos, também não tem sentido descartá-lo por gozar dessa popularidade toda. Julgar sem ver ou ao menos tentar entender o que significam filmes como "Batman Begins" e "Batman - O Cavaleiro das Trevas" no contexto de hoje está longe de ser inteligente.
  • Compartilhe:

      Siga UOL Cinema

      Sites e Revistas

      Arquivo

      Hospedagem: UOL Host