UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama,Romance

A Rosa Tatuada (1955)

Resenha por Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Da redação 23/07/2010
Nota 1

Algo se perdeu na transposição de "A Rosa Tatuada" do teatro para a película. O trabalho é uma adaptação de uma peça homônima escrita por Tennessee Williams, que também assina o roteiro deste filme de 1955. Mas a assinatura do dramaturgo, autor do clássico "Um Bonde Chamado Desejo", não foi capaz de dar solidez a esta obra que valeu a Anna Magnani um Oscar de melhor atriz.

Magnani interpreta Serafina Delle Rose, uma costureira siciliana nos EUA que acaba de perder o marido e descobre que ele, um motorista que transportava bananas e fazia contrabando, possuía uma amante. Paralelamente, sua filha, chamada Rosa, irá se formar na escola e se envolve com um marinheiro.

Os fatos vão demolindo as convicções de Delle Rose, uma mulher que mantinha grande devoção ao marido morto e que desconfia das intenções do marinheiro em relação à sua filha. Em meio a esses acontecimentos, surge Alvaro Mangiacavallo (Burt Lancaster), um candidato a suceder o marido morto no coração de Delle Rose.

A tatuagem de uma rosa desenhada no peito, assim como os nomes das protagonistas, uma referência constante à flor, contribuem para explicitar o papel de cada personagem no jogo de relações que se estabelece.

Mas, o que poderia ser uma sutil sugestão, torna-se quase um clichê pela insistência em evidenciar a proposta interpretativa. Vale lembrar que até uma camisa masculina que está sendo costurada por Delle Rose é cor de rosa.

A sutileza também é deixada de lado para contrapor o marido morto a Mangiacavallo. Ambos são motoristas, mas o falecido é retratado como um contrabandista e infiel.

Enquanto na peça, o diálogo e a utilização de recursos mínimos no palco do teatro instigam a imaginação do público, o filme acabou por reduzir a possibilidade do espectador desvendar por contra própria as insinuações sugeridas nas entrelinhas da história.

A atriz Anna Magnani, que se consagrou por suas atuações nos filmes do neo-realismo italiano, como o clássico "Roma, Cidade Aberta", consegue dar mais nuances ao seu personagem, apesar de seu papel de siciliana profundamente religiosa e intensa em suas emoções resvalar no estereótipo.

O diretor de "A Rosa Tatuada", Daniel Mann, teve uma carreira modesta. O ex-músico e diretor de teatro ficou mais conhecido por permitir que suas atrizes ganhassem o Oscar em três oportunidades. Além de Magnani, Shirley Booth, com "Come Back Little Sheba", e Elizabeth Taylor, com "Butterfield 8", levaram a estatueta com um trabalho de Mann.

"A Rosa Tatuada" recebeu oito indicações ao Oscar e ganhou três estatuetas. As credenciais impõem respeito, mas este filme parece não ter resistido ao tempo. A versão que chega ao DVD pela Lume Filmes é a chance de reavaliar sua qualidade.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo