UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ação,Aventura,Drama,Romance

Intriga Internacional (1959)

Resenha por Alessandro Giannini

Alessandro Giannini

Da redação 04/12/2009
Nota 5

Aos 50 anos, "Intriga Internacional" consegue se manter atual e moderno, como condiz a um clássico. O quarto filme de Alfred Hitchcock em parceria com Cary Grant completou cinco décadas de sua estreia americana em junho. E, por conta da efeméride, ganhou uma edição especial de aniversário em DVD duplo da Warner, com um disco para o filme (repaginado por uma remasterização completa) e outro apenas para os extras.

O filme retoma uma ideia recorrente na obra de Hitchcock, a do "homem errado". Acusada de ser ou de fazer algo que não é ou fez, uma pessoa inocente passa a ser perseguida, se sente pressionada pela culpa e entra numa espiral sem fim.

Neste caso, Grant assume a persona de um publicitário, acusado de ser um agente duplo. Perseguido por agentes do governo (que o procuram por traição) e pela polícia (que o procura por uma acusação de assassinato), ele é sequestrado, caçado e só consegue pensar em fugir, mas não tem como provar sua inocência - oportunidade, aliás, que nunca lhe é dada.

James Mason e Eva Marie surgem, respectivamente, como o misterioso funcionário do governo e uma espiã. Há ainda Martin Landau, muito novo, como um terceiro e suspeitíssimo elemento no grupo dos antagonistas. Tanto quanto Grant, os três dão consistência e volume aos seus personagens, sem nunca deixar vácuos ou espaços em branco. É uma qualidade também saber escolher e dirigir grandes atores em papéis secundários.

Hitchcock tem essa habilidade inata de contar sempre a mesma história em seus filmes e fazê-la parecer absorvente e instigante todas as vezes. Em "Intriga Internacional", o suspense se mistura ao romance e à ação. Há também muita comédia na mistura, com momentos memoráveis de construção visual. É a súmula de todas as lições que o cineasta deu ao longo de sua vida e obra.

A edição comemorativa traz um disco com o filme restaurado e remasterizado, além de comentários em áudio do roteirista Ernest Lehman. O segundo disco traz uma fartura de extras, entre os quais "O Retoque do Mestre: O Estilo Típico de Hitchcock"; "Cary Grant: Uma Outra Classe"; "Destino Hichcock: O Making of de 'Intriga Internacional'"; "'Intriga Internacional': Um Filme Para a Posteridade";"Galeria de Fotos"; "Trailers e Spots de TV"; "Um Tour Guiado Por Alfred Hitchcock" e "Trailer de Cinema".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo