UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Musical

A Noviça Rebelde (1965)

Resenha por Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Da redação 26/11/2010
Nota 5
A Noviça Rebelde

O encanto das canções e das imagens da cidade austríaca de Salzburgo ganha novo vigor com o lançamento da edição especial de ''A Noviça Rebelde'' em Blue-ray em comemoração aos seus 45 anos.

O pacote deve atrair os apaixonados pela história verídica da jovem noviça Maria (Julia Andrews) que se torna governanta na casa do capitão Von Trapp (Christopher Plummer) e seus sete filhos nos anos 30. A caixa da edição comemorativa traz dois discos Blue-ray com extras que incluem um karaokê com as canções do filme, tour interativo por Salzburgo, local das filmagens de ''A Noviça Rebelde'', e curiosidades.

A caixa especial ainda inclui livro de capa dura com fotos e curiosidades, uma caixinha de música, programa original de 1965 e DVD com a edição remasterizada do filme.

Lançado em 1965 e vencedor de cinco Oscar (melhor filme, diretor, montagem, som e trilha sonora), ''A Noviça Rebelde'' mantém seu encanto ainda hoje com sua mensagem humanista e canções cativantes.

O filme de Robert Wise mostra a carismática e ingênua Maria reintroduzindo a música no ambiente militar que se tornou o lar dos Von Trapp. Será em torno da música que o capitão e seus filhos irão se reaproximar e retomar o relacionamento fraternal.

As canções apresentadas na primeira parte do filme serão ouvidas novamente na metade final de ''A Noviça Rebelde''. Na segunda metade, a música servirá para confrontar o ambiente sombrio criado pela ascensão do nazismo, que irá culminar na anexação da Áustria por Hitler.

Sem se valer da violência, ''A Noviça Rebelde'' mostra o poder humanizador da música diante do horror nazista. Como sugere o título original (''The Sound of Music''), é o som da música que serve como principal agente transformador do mundo em que vive os personagens.

A mensagem humanista universal é uma das principais forças que mantêm ''A Noiva Rebelde'' atual e apaixonante, junto com a atuação cativante do elenco principal.

O sucesso do filme resultou em uma série de subprodutos, incluindo musicais na Broadway e no Brasil e um passeio turístico pelas locações do filme em Salzburgo.

O American Film Institute apontou o filme como o quarto colocado na lista dos 25 maiores musicais americanos de todos os tempos. A trilha sonora, com canções de Richard Rodgers e Oscar Hammerstein II, foi indicada ao Grammy de melhor álbum em 1966.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo