UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ficção Científica

De Volta para o Futuro 2 (1989)

Resenha por Claudio Prandoni

Claudio Prandoni

Da redação 26/11/2010
Nota 4

O sucesso absoluto do primeiro "De Volta Para o Futuro" - e seu final em aberto, clamando por uma sequência - logo foi complementado por esta excelente e ousada continuação.

"De Volta Para o Futuro II" expande em cima do conceito do primeiro, colocando o adolescente Marty McFly (Michael J. Fox) e o cientista maluco Emmet Brown (Christopher Lloyd) para viajar pelo tempo, resolvendo problemas e armando outras confusões em uma divertida comédia com toques de ficção científica.

Novamente a bordo de um DeLorean capaz de ir para qualquer época, a dupla vai ao futuro, para o ano de 2015, para impedir que a família de Marty seja destruída. Contudo, as peripécias deles acabam alterando outros eventos, obrigando-os a viajaram para as décadas de 50 e 80 para deixar tudo em ordem.

O enredo ousa em suas idas e vindas, criando uma história intrincada e divertida, em que o mínimo acontecimento pode ter grandes consequências, surpreendendo assim a todo momento - mas deixando também outros trechos um bocado confusos. Além disso, a trama também conta com uma boa dose de momentos sombrios, diferindo em partes do tom leve do primeiro filme.

O longa inova também em seus efeitos especiais, colocando por exemplo, o mesmo ator em cena interpretando vários personagens (por exemplo, em sequência Michael J. Fox faz três figuras simultaneamente), algo inédito para a época em que o filme foi lançado.

No Blu-ray, a quantidade e qualidade de conteúdo adicional é grande, mas não tanto como no disco do primeiro filme. O tratamento da imagem para o padrão de alta definição surpreende considerando-se que se trata de um filme dos anos 80, ficando bem acima do mesmo trabalho feito com outros filmes da época.

O conteúdo extra inclui cenas excluídas, vídeos de making of, entrevistas e outros conteúdos comuns deste tipo. Como diferencial, há um curioso pequeno documentário falando sobre aspectos mais técnicos e científicos do universo dos filmes, como o curioso skate voador que Marty usa no futuro e outros inusitados apetrechos do futuro fictício.

Para completar, há também um engenhoso sistema que permite ligar a qualquer momento do filme comentários e outras curiosidades relacionadas à cena em questão, que possibilitam ver as curiosidades de forma mais integrada ao longa.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo