UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ação,Aventura

Batman - O Retorno (1992)

Resenha por Claudio Prandoni

Claudio Prandoni

Da redação 11/10/2009
Nota 4

Ainda que o primeiro "Batman" tenha sido imenso sucesso de crítica e bilheterias quando saiu no fim dos anos 80, é mais um show de efeitos especiais e figurino, pontuado pelo brilho de Jack Nicholson, do que exatamente uma boa história do herói da DC Comics.

Contudo, o sucesso da primeira empreitada deu chance para que Tim Burton produzisse uma excelente continuação em "Batman - O Retorno". Melhor em todos os sentidos, o filme transparece o diretor mais confiante, ousado e criativo - o que já se percebe na sequência inicial, um Natal frio e cheio de neve, temas que ele tanto explora e acabam servindo de cenário para a Gotham City neste longa-metragem.

Michael Keaton também se mostra mais à vontade com o manto do Cavaleiro das Trevas e se beneficia de um elenco de apoio escolhido com cuidado. Danny DeVito encarna o vilão Pinguim de forma medonha e poderosa, de maneira como só poderia mesmo ter sido concebida por Burton.

Michelle Pfeiffer, por sua vez, marca época não apenas pela beleza estonteante, mas também pela força da vilã Mulher-Gato, que rouba a cena em todas as aparições com atuações empolgantes - e o sedutor e apertado modelito de retalhos de couro, claro.

A inteligente trama ainda conta com a sempre contundente atuação de Cristopher Walken, como um maquiavélico empresário.

Conforme estabelecido pelo antecessor, a seleção de extras é extensa, detalhando a produção do filme. Infelizmente, também como em "Batman", a capacidade de alta definição do disco Blu-ray pouca diferença faz em vista da tecnologia usada para filmar o longa na época.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo