UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ficção Científica,Ação

Street Fighter - A Última Batalha (1994)

Resenha por Claudio Prandoni

Claudio Prandoni

Da redação 06/05/2009
Nota 3
Street Fighter - A Última Batalha

Quando chegou aos cinemas, há quinze anos, "Street Fighter - A Última Batalha" tinha ares de super produção. Hoje, com o lançamento em DVD e Blu-ray, podemos apreciá-lo como o que realmente é: uma caricatura despretensiosa, quase cômica, do game de luta "Street Fighter II".

Estrelado por Jean-Claude Van Damme, o longa-metragem conta também com a cantora pop australiana Kylie Minogue e Raul Julia no papel de vilão - aliás, último trabalho do ator que eternizou Gomes, da "Família Addams", que faleceu pouco tempo depois do final das filmagens de "Street Fighter". De resto, figuras desconhecidas que não comprometem nem trazem brilho à bagunçada história.

A trama parece é um reflexo simplista da situação geopolítica do mundo no início dos anos noventa, mais especificamente da Guerra do Vietnã. Um pequeno país asiático chamado Shadaloo, governado pelo ditador lunático M. Bison (personagem de Raul Julia) trama uma insurreição militar. A fim de impedir isso, é enviado para o local um exército mundial organizado pelas Nações Aliadas e comandado pelo general norte-americano Guile (vivido por Van Damme).

O roteiro abre mão de fidelidade em relação à obra original e faz mil e uma estripulias para colocar o máximo de lutadores do jogo na telona. O preço para isso é desfiguração total de alguns personagens: bandidos viram heróis, guerreiros honrados viram pilantras, uma agente secreta vira repórter e por aí vai.

O resultado desagrada fãs da série pela falta de respeito ao game e pouco satisfaz quem apenas procura um bom filme de ação por conta da história confusa. Ainda assim, há qualidades. Explosões, muitas lutas, cenários elaborados e uma inocente dose de humor: tudo em quantidade o bastante para divertir minimamente. Sem contar que o carisma canastrão de Van Damme e a interpretação enérgica e marcante de Raul Julia garantem certo charme ao filme.

A edição de luxo traz material extra, sendo o mais interessante um breve "making of" de pouco menos de seis minutos que exibe diversas entrevistas com os atores, intercaladas por algumas cenas dos sets de filmagem. Bacana, mas simplório. No mais, duas cenas excluídas (bem fraquinhas), trailers do recém lançado game "Street Fighter IV" e comentários do diretor Steven E. de Souza.

Muito pouco para ser considerado um item obrigatório na coleção de fãs da série ou de filmes de ação.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo