UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação

Toy Story 2 (1999)

Resenha por Heloisa Dall'Antonia

Heloisa Dall'Antonia

Da redação 07/05/2010
Nota 5

1999 foi um ano com a ''bruxa solta'' na Pixar. A equipe do estúdio de animação tinha pouco mais do que oito meses para deixar pronto o segundo ''Toy Story'', e, tantas coisas aconteceram que o fato de a empresa ter conseguido fazer um filme ainda mais divertido do que o primeiro merece admiração ao quadrado. E é isso o que sente quem assiste aos extras da nova edição especial da animação em DVD (lançada em março último).

A trama já conhecida mostra Buzz Lightyear, Woody e demais membros do baú de brinquedos de Andy vivendo tranquilamente até que uma pequena confusão faz com que Al, o dono de uma loja para crianças, roube o caubói a fim de completar a coleção de brinquedos do show de tv ''Woody's Round-Up'', estrelado pelo xerife. Cabe então a Buzz e cia o resgatarem, antes que Al o venda para um museu no Japão. Uma série de tiradas geniais faz parte da história, como toda a sequência na loja de brinquedos, que inclui uma festa com Barbie e amigas e até referências a ''Guerra nas Estrelas'', assim como a participação muito especial de Geri, o velhinho simpático que joga xadrez consigo mesmo em um dos curtas da empresa.

As histórias que ninguém conhecia, porém, estão nos extras. Além da insanidade de ''Histórias do Estúdio: Toy Story 2 - Laboratório de Privação do Sono'', que mostra como os artistas da Pixar correram para preparar o filme, há o ótimo ''O Filme Desaparece'', que conta como num dia toda a produção deles sumiu dos servidores da empresa (sim, você leu corretamente: todo o trabalho deles havia sido perdido, o que incluia os backups). Se não fosse por uma das artistas envolvidas, que por estar trabalhando de casa (ela acabara de dar a luz) tinha uma cópia de tudo o que havia sido feito até ali, certamente hoje o filme não faria parte da história do cinema.

Entre os outros bônus estão ''Pinóquio'' (uma das ''Histórias do Estúdio'', que conta algumas das brincadeiras da equipe enquanto criavam o desenho); um clipe mostrando os personagens do terceiro filme da série, que deve chegar às telonas este ano; o ''Diário de Missão de Buzz Lightyear: Estação Espacial Internacional'' (que mostra um boneco de Buzz com os astronautas); ''Caminhos Para a Pixar - Artistas Técnicos'' (com membros da equipe falando sobre a importância de seguir um sonho quando se descobre do que se gosta), ''Celebrando Nosso Amigo Joe Ranft'' (com uma bonita homenagem a um dos principais cabeças da empresa, que morreu num acidente ao final de 'Carros') e ''O Zoetrope da Pixar'', um zootrópio criado pela empresa para explicar os processos de animação.

Além dos mais de US$485 milhões arrecadados pelo mundo (além dos US$245 milhões nas bilheterias dos EUA), o filme dirigido por John Lasseter foi também a primeira sequência animada a conquistar mais cifras do que sua antecessora. É um fato: todos os membros da Pixar deviam agradecer diariamente pelo recém-nascido da tal funcionária.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo