UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação,Documentário

Contos do Cargueiro Negro (2008)

Resenha por Claudio Prandoni

Claudio Prandoni

Da redação 18/05/2009
Nota 1
Contos do Cargueiro Negro

Uma das principais críticas feitas a "Watchmen" é que o filme não conseguia capturar o intrincado e multifacetado universo criado por Alan Moore na história em quadrinhos.

Então, os críticos que usaram esse argumento devem prestar atenção ao lançamento de "Contos do Cargueiro Negro", DVD com dois vídeos que ajudam a expandir e compreender melhor o longa-metragem. A obra que dá nome ao disco é um desenho animado de horror e pirataria, inspirado em uma série de gibis presentes no universo de "Watchmen".

A história é simples, sem grandes reviravoltas, e acompanha a horripilante jornada de um capitão cujo navio e tripulação são dizimados por uma nau fantasma, povoada por zumbis. A animação não é das mais polidas e fluidas, mas a narrativa ganha força pelo texto rebuscado (sendo que muitos trechos são diretamente copiados do texto de Alan Moore em "Watchmen") e a dublagem imponente de Gerald Butler.

No entanto, o valor de "Contos do Cargueiro Negro" está no fato de ser metáfora e resumo simplificado de uma parte importante da trama de "Watchmen": a jornada de um homem que, na crença cega de estar fazendo o bem, acaba por causar o mal e se torna uma aberração.

Ainda que o conto pirata tenha certo charme, o verdadeiro tesouro do disco está no documentário fictício "Sob o Capuz", que dá detalhes sobre a autobiografia homônima escrita pelo personagem Hollis Mason, que encarna a primeira versão do herói Coruja.

Em pouco mais de meia hora o vídeo consegue expor bem uma das ideias centrais de "Watchmen": e se super-herois existissem de verdade?

O cuidado em recriar o estilo de documentário dos anos 60 e 70 é impressionante. Fãs da HQ vão apreciar o tratamento dado a um universo que tanto veneram e aqueles que nunca ouviram falar nos Minutemen acompanharão sem problemas a história do primeiro Coruja e outros herois mascarados que lutaram ao lado dele na primeira metade do século 20.

Os próprios atores do filme estrelam o pequeno programa e os holofotes são reservados a coadjuvantes, principalmente Stephen McHattie (o Coruja) e Carla Gugino (a heroína sexy Sally Jupiter).

Os extras incluem o primeiro episódio (de um total de doze) do desenho animado de "Watchmen" - na verdade, uma espécie de HQ digital, visto que são as mesmas ilustrações do gibi com o acréscimo de alguns limitados movimentos e efeitos especiais - e um breve e interessante "making of", que ilustra bem a função de "Contos do Cargueiro Negro" e "Sob o Capuz" como complementos para "Watchmen".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo