UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia Dramática

Fora de Controle (2008)

Resenha por Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Da redação 13/08/2010
Nota 1
Fora de Controle

''Fora de Controle'' é uma sátira do esquema de produção de Hollywood, um assunto que já foi explorado pelo cinema algumas vezes. Esse é o problema do filme. O trabalho de Barry Levinson enfrenta o peso de estar à sombra de ''O Jogador'', filme corrosivo de Robert Altman que faz um retrato devastador das entranhas de Hollywood. Enquanto Altman desfere um soco no fígado da indústria do cinema, Levinson prefere dar um tapa com luvas de pelica.

Levinson traça o retrato de um produtor à beira de um ataque de nervos com os percalços na finalização de um filme. Após uma sessão-teste, em que a audiência reprovou o final cruel de um filme, o produtor Ben, vivido por Robert De Niro, se vê diante do desafio de conciliar a pressão do estúdio e a convicção artística do diretor e roteirista. Paralelamente, Ben inicia a produção de um novo trabalho cinematográfico e tem que lidar com a separação de sua mulher.

À moda de Altman, Levinson recheia seu trabalho com coadjuvantes de luxo: Sean Penn interpreta a si mesmo, Robin Wright Penn vive a segunda mulher de Ben, John Turturro aparece como um agente, Stanley Tucci é um roteirista. De todos, no entanto, é Bruce Willis quem se sobressai como um ator temperamental.

O astro da série ''Duro de Matar'' tem papel central na tentativa de Levinson satirizar o mundo industrial de Hollywood. Willis é um ator que engordou e deixou a barba crescer, desfazendo a sua imagem de estrela. No entanto, ele é pressionado para raspar a barba e voltar a ser o Bruce Willis conhecido do público.

É nesse embate que Levinson consegue os melhores efeitos para a sua mensagem em defesa de uma certa visão pessoal do cinema. A luta do personagem do diretor e roteirista para manter a integridade de sua obra é outro elemento que reforça essa proposta. Mais sutil, o uso da trilha clássica de Ennio Morricone para ''Era uma Vez no Oeste'', de Sergio Leone, provoca o mesmo efeito. ''Era uma Vez no Oeste'' é um filme que transformou em arte um gênero tido como produto industrial de Hollwyood.

Mas o discurso em defesa de um cinema mais pessoal e artístico perde força quando se mistura à história conturbada do produtor com sua ex-mulher. No conjunto, ''Fora de Controle'' soa apenas um filme sobre um produtor que tem pouco controle sobre seu trabalho e sua vida. Mais que uma opção, parece ser uma demonstração de timidez em ousar de Levinson, um diretor que já produziu sucessos como ''O Enigma da Pirâmide'', ''Bom Dia Vietnã'' e ''Rain Man''.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo