UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia Dramática

Queime Depois de Ler (2008)

Resenha por Alessandro Giannini

Alessandro Giannini

Da redação 06/07/2009
Nota 1

Traduzido em palavras simples, "Queime Depois de Ler" poderia ser definido como uma comédia de erros sem muita lógica. Os teóricos do cinema chamam esse gênero de "screwball comedy" ou, numa tradução aproximada, "comédia maluca". Essa escola consagrou, entre outros, o diretor Howard Hawks ("Levada da Breca") e atores como Cary Grant e Lucily Ball.

Na visão dos irmãos Coen, o gênero se transforma. Ganha diálogos mais elaborados, tramas mais complexas e um grupo de atores sempre muito bem dirigidos. No caso de "Queime Depois de Ler" foi a feliz reunião de um elenco insuperável. De George Clooney a Frances McDormand, passando por Brad Pitt e John Malkovich, não há nota dissonante.

E, no entanto, como manda o gênero, tudo caminha aos trancos e barrancos, como em uma elaborada avalanche de neve. Um erro leva a outro que se empilha em outro causando uma sucessão aparentemente sem nenhuma elaboração. Só aparentemente.

Os personagens-chave nessa história são Linda (McDormand), Chad (Pitt), Harry (Clooney) e Osborne (Malkovich). Professores em uma academia de ginástica, Linda e Chad conseguem um disco com dados supostamente secretos da CIA e tentam tirar proveito da sutuação vendendo-os para os russos.

O disco pertence, na verdade, a Osborne, um veterano agente, destemperado e alcoolatra, recém-demitido justamente por não se controlar nem no trato com os outros, nem na bebida. Harry, que é bem casado com uma escritora de livros infantis, tem compulsão sexual, que alivia encontrando-se com parceiras na net.

"Queime Depois de Ler" seria, segundo os próprios irmãos Coen, o fim de uma série de três filmes encabeçada por George Clooney e intitulada sugestivamente de "Trilogia do Idiota". Na verdade, quase toda a obra da dupla passa de alguma maneira pela crítica - cheia de ironia - ao oportunismo e oportunistas. E o personagem de Clooney seria o arquétipo perfeito dessa classe de pessoas cada vez mais presente e comum em todas as estruturas nesse início de século.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo