UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense

Caso 39 (2009)

Resenha por Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Da redação 10/09/2010
Nota 1

''Caso 39'' é um exemplo de filme de terror/suspense que surgiu após o impacto de ''O Sexto Sentido''. O filme de M. Night Shyamalan colocou em destaque um tipo de narrativa que misturava horror, suspense e drama e que era estrelado por um astro hollywoodiano, tipo raro em filmes do gênero.

No caso de ''Caso 39'', a estrela da vez é Renée Zellweger, vencedora do Oscar de atriz coadjuvante por ''Cold Mountain'' e que ficou famosa por papéis cômicos no cinema como Bridget Jones. No entanto, recentemente, o brilho da estrela parece ter ficado mais opaco. ''Caso 39'' surge como uma tentativa de reabilitação da carreira de Zellweger, assim como ''O Sexto Sentido'' foi para Bruce Willis, ator que até então era mais conhecido por seus papéis em filmes de aventura.

Zellweger interpreta uma assistente social que é incumbida de lidar com um caso de maus tratos sofridos por uma criança pelos seus pais. Nessa primeira parte, o filme flui como um suspense com toques de drama para, a seguir, se tornar um filme de terror. Isso porque a criança, que parecia ser uma vítima indefesa dos pais, vai revelar uma face sombria e demoníaca.

A partir de então, a grande questão que irá pontuar ''Caso 39'' é: como se livrar desse mal? Paralelamente, os acontecimentos fantásticos vão se sucedendo, dando o toque de terror ao filme. Em alguns momentos, ''Caso 39'' flerta com outros filmes do gênero como ''O Chamado'' e ''A Profecia''.

Apesar de ser um trabalho competente, o filme deixa no ar a impressão de ser um tanto acadêmico.

Essa impressão se acentua com a grande quantidade de cenas excluídas que compõem a seleção de extras do DVD lançado pela Paramount. Nenhuma delas influencia na compreensão da obra, mas ajudaria a propor leituras mais ricas. Uma das cenas excluídas, por exemplo, mostra o poder de controle psicológico da criança sobre Emily, a personagem vivida por Zellweger. Os extras também incluem versões alternativas de algumas cenas, incluindo um outro final para o filme, mais sombrio do que a escolhida para a edição definitiva.

Tudo isso faz com que ''Caso 39'' pareça sofrer de falta de ousadia. O filme se satisfaz em seguir um modelo consagrado por ''O Sexto Sentido'', mas sem buscar uma identidade própria. De todos os ingredientes, faltou criatividade e ousadia por trás das câmeras.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo