UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Férias Frustradas de Verão (2009)

Resenha por Rodrigo Salem

Rodrigo Salem

Da redação 14/10/2009
Nota 1
Férias Frustradas de Verão

MAIS

A fragilidade de Bella, protagonista da série "Crepúsculo", deve encher o saco de sua intérprete, Kristen Stewart. Em seus outros trabalhos, a atriz de 19 anos procura se distanciar o máximo possível de sua personagem louca por um vampiro bonitão. Ela viverá a roqueira Joan Jett em "The Runaways" e uma stripper em "Welcome to the Rileys", que devem estrear nos cinemas brasileiros em 2010. Antes disso, porém, Kristen aparece tendo um caso com o eletricista/músico vivido por Ryan Reynolds ("A Proposta") na comédia dramática "Férias Frustradas de Verão", que sai direto em DVD no Brasil. Detalhe: o sujeito é casado.

A estratégia de Kristen é interessante. Enquanto deslumbra jovenzinhas com um papel romântico, se desvencilha de estereótipos hollywoodianos fazendo papéis mais alternativos e subversivos. Não que sua personagem em "Férias Frustradas de Verão" - certamente na lista de títulos mais cretinos da história, principalmente porque não tem nada a ver com a famosa série cômica estrelada por Chevy Chase - seja subversiva. É uma pós-adolescente cheia de dúvidas, desejos e personalidade que mora numa cidade pequena em 1987 e trabalha em um parque de diversões decadente para fugir do tédio do dia a dia de sua família riquinha.

Ao mesmo tempo em que sofre numa paixão por um cara mais velho, ela tem a oportunidade de construir a primeira relação amorosa saudável com o falastrão interpretado por Jesse Einsenberg - estrela de "Zumbilândia" e escolhido por David Fincher ("O Curioso Caso de Benjamin Button") para viver o criador do Facebook em "The Social Network". Os dois encontram no amor pelo rock, um lugar em comum que não compreendem. Como saber que estão diante da alma gêmea, da pessoa com quem querem passar o resto da vida, se os hormônios falam outra coisa? Afinal, ter o mesmo gosto musical (The Cure, Husker Du, Lou Reed) significa uma vida feliz para sempre?

Não importa. O diretor e roteirista Greg Mottola foi esperto o suficiente para escrever um texto numa época na qual canções significavam conquistas, fitas gravadas significavam uma paquera inocente, uma investigação sonora do amor. Engraçado que estamos falando do mesmo diretor que mostrou como hormônios são importantes nesta fase da vida na ótima comédia "Superbad - É Hoje".

"Férias Frustradas de Verão" em pouco lembra seu longa anterior. É uma trama muito mais contemplativa e melancólica, apesar das pitadas de comédia. A química entre Kristen e Eisenberg é palpável e dolorosa. Para alguns, o filme pode ser a lembrança de uma época deliciosa e de descobertas. Para outros, um estranho filme de época quando as pessoas não precisavam de programas de computadores para se conhecerem. E, para Kristen Stewart, mais um sinal que nem só de vampiros vegetarianos vive a juventude.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo