UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Documentário

Flordelis - Basta uma Palavra Para Mudar (2009)

Resenha por Márcio Ferrari

Márcio Ferrari

Da redação 30/03/2010
Nota 2

"Flordelis" é um produto estranho que desembarcou sem aviso em alguns cinemas brasileiros no segundo semestre de 2009. Passou batido, apesar de ter um elenco praticamente composto apenas de estrelas de televisão, entre elas Reynaldo Gianecchini, Allinne Moraes, Deborah Secco, Cauã Reymond, Marcelo Antony, Fernanda Lima, Rodrigo Hilbert, Sergio Marone, Fernanda Machado e Pedro Neschling. Contrastadamente, a equipe de realizadores é das mais obscuras. Segundo os créditos, estamos diante de um "filme de Marco Antonio Ferraz", "dirigido por Marco Antonio Ferraz e Anderson Correa" e "produzido por Gospel e Gospel Produções".

Na verdade não é um filme, mas um híbrido de vídeo promocional e programa de televisão. A Flordelis do título é uma professora evangélica que, moradora do morro do Jacarezinho, no Rio, começou no início dos anos 90 a recolher em sua casa, para cuidar, crianças e jovens vítimas de violência e abandono, passando um pouco depois a dar abrigo a moradores de rua da área da Central do Brasil.

A história é contada pela própria Flordelis, que fala para a câmera um texto decorado, tendo como contraponto depoimentos dramatizados de pessoas envolvidas em sua trajetória. É aí que entra o batalhão bem nutrido e torneado de atores de novelas, falando como se fossem viciados, portadores do vírus HIV, garotas prostituídas desde crianças, pequenos traficantes, assaltantes, mães desesperadas e também os três filhos biológicos de Flordelis. A coisa não poderia ser mais constrangedora, e tudo conspira para piorar ainda mais a situação: cenários, adereços, figurinos, maquiagem, a fotografia "dramática" (na maior parte em preto e branco).

Hoje Flordelis está à frente do Instituto Flordelis de Apoio ao Menor, que funciona em Niterói. Um letreiro no fim do filme informa que "todo elenco (sic) participou gratuitamente em prol dessa causa". Na contracapa do DVD há um número de telefone para quem quiser contribuir.

Os extras do DVD são compostos de coleções de fotos e de um clipe da música "Conquistando o Impossível" interpretada por um rodízio de cantores gospel.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo