UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia Dramática

O Ciúme Mora ao Lado (2009)

Resenha por Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Da redação 25/03/2011
Nota 1

''O Ciúme Mora ao Lado'', do finlandês Mika Kaurismaki, é uma comédia que busca no conflito de casal a matéria-prima para desenvolver o seu humor. O filme aposta em um assunto pouco convencional para provocar risadas na plateia: o casal em questão se separou, mas segue debaixo do mesmo teto até que a casa onde mora seja vendida.

Com essa premissa, o espectador pode aguardar confusão e prevê que tudo tende a dar errado na vida de Tuula (Elina Knihtilä) e Juhani (Hannu-Pekka Björkman). De fato, as coisas não andam bem. Para manter a convivência em uma harmonia precária, os dois estipulam que ninguém deve trazer outros parceiros para a casa, mas o acordo logo é rompido e se tem início uma guerra entre os dois.

As trocas de farpas e ataques dão alguma graça ao filme, mas não chegam a dar sustentabilidade ao trabalho. Elas soam mais como gags cômicas em um filme sem um eixo sólido. Para dar maior peso a ''O Ciúme Mora ao Lado'', Kaurismaki introduz uma trama policial paralela, que até a metade da projeção ocupa um lugar de pouco destaque no filme.

No entanto, nos minutos finais, ele envolve todo o filme, deixando a parte cômica do conflito de casal de lado. O seu papel é dar algum sentido à relação entre Tuula e Juhani, como se fosse necessário um crime para que os dois despertassem para os seus reais sentimentos entre si.

Se ''O Ciúme Mora ao Lado'' não possuía grande força como comédia, perde ainda mais o impacto como um policial, tornando-se apenas um filme que encaminha para um final previsível com uma mensagem fraterna e moralista.

Como registro curioso, vale notar a cena que é acompanhada pela canção ''Pra Dizer Adeus'', de Edu Lobo e Torquato Neto. A referência ao Brasil não é uma novidade no cinema de Mika Kaurismaki. O cineasta, que divide-se entre o Brasil e a Finlândia, é diretor de documentários musicais como ''Moro no Brasil''.

Ao lado do irmão mais velho Aki, Mika Kaurismaki é o nome mais conhecido do moderno cinema finlandês e uma presença tradicional em festivais de cinema. Críticos costumam preferir os filmes de Aki aos de Mika. ''O Ciúme Mora ao Lado'' não ajuda a melhorar a impressão em relação ao Kaurismaki caçula.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo