UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama,Aventura

Onde Vivem os Monstros (2009)

Resenha por Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Da redação 18/06/2010
Nota 1

Os monstros deste filme de Spike Jonze lembram bichos de pelúcia que habitam os quartos de crianças do mundo inteiro. Ter isso em mente ajuda a compreender qual mundo é retratado em ''Onde Vivem os Monstros''. O diretor nos leva a mergulhar no universo da infância, mas não apenas daquele da fantasia. O que Jonze nos mostra é o caldeirão de emoções que dominam os meninos e meninas que chegam em sua primeira década de vida.

O filme é uma adaptação do clássico infanto-juvenil escrito por Maurice Sendak em 1963 e acompanha a aventura de Max, uma criança de nove anos que foge de casa após aprontar uma ''malcriação'' para a sua mãe e vai parar em uma ilha habitada por monstros peludos.

Nesse local, o garoto se torna o rei desses seres e se permite uma liberdade e anarquia que eram reprimidas no mundo humano. Dar vazão a seus desejos acaba por criar situações que vão da criação de uma sociedade alternativa a atritos por ciúmes e acessos de fúria.

Aos poucos, Max vai se dando conta das implicações decorrentes de suas ações. O local onde vivem esses monstros também é um espaço para a educação moral de garoto.

O título original, que usa algo como ''coisas selvagens'' ao invés de ''monstros'', é mais preciso para identificar este universo. Trata-se daquele lugar onde as crianças dão vazão ao seu imaginário e se permitem expressar seus sentimentos ainda não totalmente domados.

O melhor exemplo disso é quando um dos monstros do filme tem o braço arrancado e vemos um pó vazar de seu corpo. Cena semelhante muitos pais já presenciaram durante um acesso de raiva dos filhos que acabou por vitimar um de seus brinquedos de pelúcia.

Imagens como essas, um tanto violentas e sombrias para um público infantil, fizeram parte da crítica torcer o nariz para ''Onde Vivem os Monstros'', considerando-o muito assustador e negativo para crianças. No entanto, o que os monstros fazem não é muito diferente daquilo que Max executa contra sua irmã, como destruir um objeto de valor afetivo para a garota ou encharcar a sua cama com neve. Tanto a ação de Max como a dos monstros é expressão de sentimentos ainda não dominados pela moral e pela educação.

Famoso por dirigir clipes musicais e pelos filmes ''Quero Ser John Malkovich'' e ''Adaptação'', Spike Jonze não aparecia na telona desde 2002. Quando retornou ao cinema, trouxe ''Onde Vivem os Monstros'', um trabalho que soa muito diferente de seus filmes mais conhecidos. O tempo dirá se também Spike Jonze está passando da infância para a fase adulta em sua carreira cinematográfica.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo