UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Ficção Científica,Ação

Star Trek (2009)

Resenha por José Bueno de Souza

José Bueno de Souza

Da redação 01/04/2010
Nota 4

O diretor J. J. Abrams foi incumbido de renovar a série "Star Trek" no cinema. Depois de 10 filmes e diversos seriados na TV, Abrams conseguiu cumprir sua tarefa de uma forma que poderia parecer heresia para muitos fãs mais fanáticos: imprimir um tom de "Star Wars" às aventuras da Enterprise.

A fórmula adotada foi ousada, trazendo de volta à cena os personagens da série clássica, Capitão Kirk (Chris Pine), senhor Spock (Zachary Quinto) e companhia, mas contando a história do primeiro encontro da tripulação e de como o jovem rebelde Kirk acaba por comandar uma das mais importantes naves da Frota Estelar.

No enredo, o romulano Nero (Eric Bana) volta do futuro em busca de vingança contra Spock e contra o planeta Terra a quem culpa pela destruição de seu planeta. Com uma nave mais avançada tecnologicamente, o vilão consegue destruir Vulcano - planeta natal de Spock - e então parte em direção à Terra.

O tom "Star Wars" adotado por Abrams é bem claro. Ação, efeitos especiais grandiosos e toques de humor, principalmente na relação entre o debochado Kirk e o lógico e frio Spock. Além de renovar toda a tripulação formada por Dr. McCoy (Karl Urban), Uhura (Zoe Saldana), Sulu (John Cho), Scotty (Simon Pegg) e Chekov (Anton Yelchin), o filme tem a participação de Leonard Nimoy, o Spock dá série original, em uma espécie de passagem de bastão para a nova cronologia proposta para a franquia.

A edição especial com dois DVDs agora lançada no mercado brasileiro dedica bastante espaço a extras com um pequeno documentário sobre a produção, e uma série de vídeos mostrando detalhes de bastidores como o processo de escolha do elenco.

Para o fã mais antigo da série, pode ser um prazer especial ver a presença de parte do elenco original no set de filmagem. Além de Nimoy - que em vários momentos avisa o novo Spock sobre as agruras de interpretar um personagem tão querido pelo público -, dão suas bênçãos ao novo elenco os veteranos Nichelle Nichols (Uhura) e Walter Koening (Chekov). O único desfalque é William Shatner, o Kirk original, que não teve nenhuma participação no novo filme.

Outro material interessante do segundo disco da edição é a série de cenas inéditas cortadas da versão final do filme. Por sinal, cenas que de fato não fizeram falta alguma ao longa. O disco inclui ainda documentários breves sobre os alienígenas da franquia e sobre a trilha sonora, elemento marcante na aventura.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo