UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Tempos de Paz (2009)

Resenha por Edilson Saçashima

Edilson Saçashima

Da redação 14/01/2010
Nota 1

''Tempos de Paz'' é resultado do encantamento do diretor Daniel Filho pela peça ''Novas Diretrizes em Tempos de Paz'', escrita por Bosco Brasil e encenada por Tony Ramos e Dan Stulbach no teatro em 2002. Mais que uma adaptação, o filme é uma reverência ao trabalho teatral e, em especial, à figura do ator.

No making of que acompanha o DVD, lançado pela Europa Filmes, uma curiosidade resume as pretensões do cineasta. O filme foi realizado basicamente com apenas as primeiras tomadas. Nada de repetir a cena uma segunda ou terceira vez. Com isso, as possíveis falhas e o frescor das atuações dos atores foram incorporadas ao trabalho, o que torna o trabalho cinematográfico mais próximo do teatro, onde tudo acontece uma única vez.

O filme não esconde suas origens. O diálogo entre Segismundo (Tony Ramos), um chefe de imigração do Rio de Janeiro do final da Segunda Guerra Mundial, e o imigrante polonês Clauswitz (Dan Stulbach) que acaba de chegar ao Brasil exala teatralidade a cada frase. A tensão entre um homem amargurado por um passado sombrio e um imigrante em busca de uma nova vida após a família ser dizimada pela guerra se dá pela atuação dos atores e pelos diálogos.

Neste ''teatro filmado'', as técnicas cinematográficas são usadas para valorizar o trabalho do ator. A trilha sonora de Egberto Gismoti, por exemplo, foi construída para ampliar a impressão de solidão dos personagens, como o próprio músico relata no ''making of''.

A reconstiuição da época e a direção de arte contribuem para mostrar uma época difícil e de grande dor para a humanidade. São elementos que nos mostram um mundo sombrio, mas que será transformado pela magia do ator.

Esse é um dos temas que conduz ''Tempos de Paz''. Ao final, ficamos com a impressão de que a arte de atuar é capaz de humanizar as almas mais brutalizadas, seja pela guerra ou pela ditadura.

''Tempos de Paz'' também pode ser visto como uma homenagem aos imigrantes que contribuiram para moldar a identidade brasileira na segunda metade do século 20. Um nome tem destaque especial: o ator e diretor teatral Zigbniew Marian Ziembinski (1908-1978). Com ''Tempos de Paz'', Daniel Filho quis homenagear o autor teatral. Durante uma exibição do filme em um festival no Rio, o cineasta se emocionou e chegou a chorar ao lembrar Ziembinski. É esta força que o teatro tem de emocionar que ''Tempos de Paz'' quer transmitir ao espectador.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo