UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Suspense,Terror

Atividade Paranormal 2 (2010)

Resenha por Sérgio Alpendre

Sérgio Alpendre

Da redação 11/03/2011
Nota 3

Existe uma limitação óbvia em "Atividade Paranormal 2". Como a história é baseada nos acontecimentos relatados no original, e envolve a moça que naquele filme termina possuída pelo demônio e matando seu namorado, sabemos que por mais surpreendente que seja a história desta aparente continuação, ela não será mais apavorante do que a relatada no primeiro filme.

Mesmo que no outro já houvesse menção ao problema relatado aqui, pela falta de amplitude que esse problema recebeu na ocasião, já intuimos que nada mais grave teria acontecido anteriormente.

O roteiro tem um truque que irá driblar apenas parcialmente esse limite, e que não podemos adiantar aqui. Basta dizer que amarra os dois episódios de uma maneira interessante, mas um tanto óbvia.

A direção de Tod Williams (de "Provocação") não contribui, com sua pobreza ao relatar o conteúdo das câmeras de segurança e a falta de imaginação na hora de provocar os sustos.

Esse expediente que virou moda nos últimos anos, de usar imagens apenas de câmeras que existem dentro da narrativa (câmeras de segurança ou de uso pessoal dos personagens), eliminando, assim, o olho eletrônico do diretor onisciente, tende a funcionar melhor em filmes de terror. Desde que não haja preguiça ou obviedade na hora de lidar com essas imagens.

Tal preguiça, que inexistia no surpreendente filme original, contamina boa parte deste, limitando o clima de suspense e contribuindo para que prevaleça a desagradável sensação de que poderia ter sido melhor e mais aterrorizante.

Uma pena, pois os elementos eram interessantes, e foram até bem dispostos pelo roteiro, ainda que abusem de clichês na caracterização dos personagens.

Há o bebê que sente o espírito maligno, o cachorro que sente algo também e geralmente está no quarto do bebê, a mulher que é mais sensível e é a primeira a acreditar que algo paranormal esteja acontecendo, a adolescente que acha a possibilidade de ter fantasmas na própria casa o máximo, o pai que não acredita em nada que seus olhos não vejam, a babá latina sensitiva e a irmã da primeira mulher mencionada, que dividia com ela um passado de atividade paranormal (e é a protagonista do filme anterior, o que já entrega muita coisa de cara).

Como temos mais personagens em cena, as possibilidades poderiam ser inúmeras, mas não é isso que acontece. Temos, mais ou menos, a mesma progressão do outro filme, só que de maneira mais cansativa, o que já prejudica este novo.

O DVD vem com a versão estendida, contendo imagens censuradas na versão que foi ao cinema. Nada, contudo, que justificasse tal precaução dos exibidores.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo