UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Marmaduke (2010)

Resenha por Edu Fernandes

Edu Fernandes

Da redação 22/10/2010
Nota 3

Existem alguns tipo de filmes que são tipicamente associados à programação vespertina da televisão. Por seu teor, o destino de ''Marmaduke'' já está traçado e o título certamente será transmitido nesse tipo de sessão em um futuro não tão distante. A produção junta animais falantes com dramas colegiais, dois campos recorrentes dessa faixa da programação televisiva.

''Marmaduke'' conta as aventuras de um cachorro grandalhão cujos donos mudam-se do interior dos Estados Unidos para a Califórnia. Na nova morada, o canino terá de fazer novos amigos e conviver com as panelinhas que os cachorros se agrupam no parque da cidade, que ele visita diariamente com seu dono. As rodinhas dos cães são claramente inspiradas nas tribos dos high schools, com os mais populares portadores de pedigree, os párias, os brincalhões e todos as outras gangues juvenis.

Em gerações passadas de produções desse gênero de animais falantes, os realizadores jogavam sprays de água no focinho do bicho-ator para que ele mexesse a mandíbula e a voz pudesse ser encaixada. ''Marmaduke'' opta pela computação gráfica para dar movimentos "labiais" e expressões faciais para seus personagens. Tal recurso também possibilita estripulias que seriam impossíveis com animais adestrados. Os efeitos visuais são usados em favor de contar a história e cativará a jovem plateia para a qual o filme é destinado.

O elenco de carne e osso não traz atores de grande renome - os astros estão nas vozes dos bichanos. Owen Wilson já interpretou o dono de um cachorro bagunceiro em ''Marley e Eu'', agora ele empresta seu talento nas falas do personagem-título. Outros membros do ''elenco canino'' também são nomes associados a comédias: Emma Stone e Christopher Mintz-Plasse ganharam destaque depois de suas participações em ''Superbad''. Completam o time Kiefer Sutherland (da série ''24 Horas'') e Sam Elliott (''Obrigado por Fumar'').

Esses intérpretes atraem público para muitos filmes, mas não será o caso de ''Marmaduke''. Voltado para o público infantil, a preferência recai para a versão dublada.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo