UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Animação,Comédia

Shrek para Sempre (2010)

Resenha por Thaís Fonseca

Thaís Fonseca

Da redação 17/12/2010
Nota 1

Quando "Shrek" surgiu, em 2001, os contos de fadas viraram alvo de piadas e alguns personagens conhecidos da infância perderam a aura de perfeição. A Fada Madrinha, ao invés de bondosa, era gananciosa, o Príncipe Encantado era arrogante e mimado e a princesa presa numa torre acabou sendo salva por um ogro grosseiro e pouco higiênico. As histórias delicadas com cavalos brancos e castelos, típicas dos clássicos da Disney, eram colocadas de cabeça para a baixo pela animação em 3D da Dreamworks de forma inteligente. O resultado foi aprovado pelo público e Shrek virou um sucesso. Ao longo dos anos, com três sequências, suas histórias mantiveram o humor, mas foram se tornando mais politicamente corretas e ''família''.

O protagonista casou, tornou-se pai e, no quarto filme - vendido como o último da franquia - tem uma crise de meia idade. Sente-se distante de seus tempos de ogro "selvagem", quando ainda era temido pelas pessoas. Além da vida familiar repetitiva, seu status de celebridade fez com que, ao invés de gritos de pavor, só ganhasse aplausos. Ao sentir falta do tempo perdido, vira alvo fácil de Rumpelstiltskin, negociador - cuja origem remonta aos irmãos Grimm - que faz um contrato controverso com Shrek: ele poderá se sentir como o antigo ogro, mas dará em troca um dia qualquer de sua infância.

A esta cena acrescenta-se outra, anterior. Por meio de um flashback, sabemos que no passado os pais de Fiona quase fizeram um acordo com Rumpelstiltskin: para que ela saísse da prisão da torre, eles dariam em troca o Reino de Tão, Tão Distante. Segundos antes de assinar o contrato, os reis descobrem que Fiona foi salva por Shrek e desistem. A negociação com o ogro, então, seria uma vingança do vilão e uma forma de ter em suas mãos o castelo.

Por essa razão, Rupelstiltskin escolhe o dia do nascimento de Shrek para a troca, o que cria uma reviravolta um tanto confusa pois, em tese, ele "não nasceu". Neste vale-tudo de referências fantásticas, entram até novidades que nunca apareceram em filmes anteriores da franquia, como por exemplo a existência de uma população de ogros hostilizada. Se nos primórdios Shrek parecia o único a sofrer "bullying" na floresta, neste novo filme não é mais: há um exército de seres da sua ''espécie'' que buscam se salvar de maus-tratos.

O grupo de ogros, por sua vez, leva ao fato de que, sem o nascimento de Shrek, Fiona se salvou sozinha da torre, tornou-se descrente do romantismo típico dos contos de fadas e lidera um "movimento de libertação" dos seres verdes. Estes elementos são inseridos, mas pouco explorados na história e não há muita preocupação com seus desfechos. O principal é obter o beijo apaixonado para que a vida familiar do protagonista volte a ser como antes.

Com reviravoltas pouco empolgantes e final previsível, o destaque de "Shrek para Sempre'' fica nas mãos dos ótimos personagens criados na série, já velhos conhecidos do público, como o Burro e o Gato-de-botas, que aparece como um gato gordo e mimado. Há, ainda boas piadas com o Homem Biscoito, que vira uma espécie de Gladiador de biscoitos com formas de bichos, e com o próprio Rupelstiltskin, com suas perucas engraçadas que mudam de acordo com seu humor.

No lançamento da quarta e (em tese) última animação, os filmes foram reunidos num box em Blu-ray cheio de extras. No caso do disco de ''Shrek para Sempre'', entre as opções mais lúdicas, há jogos interativos e opções de clipes de filmes da Dreamworks (''Madagascar'' e "Os Sem Floresta" entre eles), com músicas cantadas por personagens. Já no conteúdo de bastidores, o elenco de dubladores estrelas de Shrek entra em cena com falas pouco reveladoras, mas às vezes curiosas, como na entrevista de Mike Meyers em que ele conta que pediu uma segunda chance para inventar um tom de voz para Shrek, no início da série, quando percebeu que o resultado da primeira tentativa não tinha sido bom. No bônus, há ainda cenas deletadas - com destaque para "Ataque do Homem-Biscoito" - e o divertido musical ''O Natal Shrektacular do Burro'', que mostra interpretações de amigos do Shrek.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo