UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Filme Noir,Suspense

Morte por Encomenda (2011)

Resenha por Edu Fernandes

Edu Fernandes

Da redação 06/05/2011
Nota 1
Morte por Encomenda

MAIS

O ator Antonio Banderas recebeu o roteiro de "Morte por Encomenda" e, logo na primeira leitura, apaixonou-se pelo personagem principal. Por essa razão, Banderas prontamente aceitou participar no filme em que interpreta um detetive particular. Ele é o único ator famoso no elenco, exceto por algumas participações especiais. Entre os ilustres convidados inclui-se nomes como Sam Elliott e Snoop Dogg.

O roteiro segue muitos preceitos do cinema noir, com direito a narração feita pelo detetive Ned Cruz. Na história, o investigador é contratado para encontrar uma bela e sensual mulher, mas o caso torna-se mais complicado do que parece.

O contratante é um ex-presidiário, um gigante que não controla muito bem seus impulsos e entra em brigas constantemente. Para dificultar ainda mais a situação do detetive, conforme as investigações avançam, testemunhas importantes no desaparecimento da moça são assassinadas de forma violenta. É claro que as suspeitas dos policiais recaem sobre o pobre Ned Cruz.

A linha da história é clássica no gênero que fez muito sucesso nos anos 40 e 50, mas a trama é levada ao extremo com uma boa dose de ousadia. Para se ter uma ideia, mais para o final, até física quântica entra nos diálogos. Há até uma esquisitíssima cena de sexo em que a moça (com tatuagens igualmente estranhas espalhadas em seu corpo) explica conceitos avançados de física sub-atômica.

Por outro lado, o que é muito elogiável nos diálogos são as boas piadas proferidas pelo protagonista. Seja na narração ou para provocar seus inimigos, tal característica rende momentos muito engraçados.

Não é apenas na história e nos personagens que "Morte por Encomenda" segue os postulados do cinema noir. Diferentemente dos pioneiros no gênero, o filme é colorido, mas a direção de fotografia usa e abusa de sombras que contribuem para a aura de mistério. Os enquadramentos fechados em detalhes contrastando com planos distantes em que apenas se vê silhuetas formam outra característica tipicamente noir.

"Morte por Encomenda" é uma releitura contemporânea do gênero, uma forma de homenagem. Portanto, o DVD é indicado para quem gosta de discutir a linguagem cinematográfica.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo