UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Brincando nos Campos do Senhor (1992)

Márcio Ferrari

Márcio Ferrari

Colaboração para o UOL 26/02/2010
Nota: 4
Brincando nos Campos do Senhor

"Brincando nos Campos do Senhor" foi o terceiro e último filme "americano" de Hector Babenco. Teve menor repercussão do que os anteriores, "O Beijo da Mulher Aranha" e "Ironweed". Visto hoje, parece o melhor trabalho do diretor.

Baseada em romance do americano Peter Mathiesson, a história se passa na Amazônia brasileira e fala de choque de culturas. Os personagens transitam entre a cidade de Mãe de Deus e a aldeia dos índios niarunas (ambas fictícias). Em Mãe de Deus, um casal americano de missionários protestantes (John Lithgow e Daryl Hannah) recebe o reforço evangelizador de um outro casal (Aidan Quinn e Kathy Bates) com um filho pequeno.

Paralelamente, dois mercenários americanos (Tom Waits e Tom Berenger) fazem um pouso forçado na cidade. Ameaçados de terem o avião confiscado por um funcionário do governo (José Dumont), eles aceitam a proposta de bombardear a aldeia dos niarunas para forçá-los a abandonar suas terras, que são alvo de interesses extrativistas.

Mas um dos mercenários, Lewis Moon (Berenger), que é filho de índios americanos, na hora "H" impede o bombardeio. Logo em seguida, depois de tomar ayuasca e ouvir uma espécie de chamado selvagem, ele decide se integrar aos niarunas.

Entre os dois polos da história, cumprindo a função de intermediários, estão os integrantes de um grupo de índios aculturados. Os missionários contam com eles para não terem o mesmo fim de um padre católico morto quando tentava catequizar os niarunas. Na cidade, o padre Xantes (Nelson Xavier), que desde então passou a encarar de outro modo a própria missão em Mãe de Deus, é alvo do desprezo ideológico dos americanos.

Esses são só os fundamentos da complexa arquitetura moral que vai sendo erguida durante as três horas de duração do filme. Algumas das sequências ? como aquela em que Lewis Moon ameaça jogar o avião contra uma imensa cachoeira na selva ? são mostras exemplares da densidade dramática alcançada por Hector Babenco.

É interessante comparar o filme com o atual "Avatar". Ambos partem de um conflito semelhante, mas vão em direções opostas. Enquanto "Avatar" adota um tom poético e alegórico, "Brincando nos Campos do Senhor" retém as características múltiplas de um romance.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo