UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Drama

Intermezzo (1939)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
Intermezzo

Produção original de David Selznick que lançou como estrela internacional a sueca Ingrid Bergman (1915-82), de longa e notável carreira. Na verdade, ela já havia feito em seu país natal outra versão da mesma história (em 1936, sob a direção de Gustaf Molander e ao lado de Gösta Ekman). Selznick viu, gostou e importou a história (que foi refeita quase igual) e também a estrela.

Sua grande sacada foi deixá-la natural, sem excesso de maquiagem, dando-lhe muitos closes bonitos e criando um novo tipo que fez enorme sucesso e influenciou o mundo (uma figura jovem, espontânea, com sobrancelhas não delineadas por lápis, ou seja, sem o glamour artificial tradicional). Foi assim que Ingrid foi contratada com exclusividade durante anos por Selznick, que ganhou fortunas emprestando-a para os estúdios.

Foi também um dos grandes sucessos de Leslie Howard (1893-1943), que morreria durante a Segunda Guerra Mundial em missão de espionagem e que aqui assina como co-produtor (Selznick só lhe deu a função em troca de sua participação em "E O Vento Levou", que o ator não queria fazer de jeito nenhum). Mesmo nesta posição, ele não se incomodou em fazer um personagem que é basicamente negativo, fraco e egoísta, dependente das duas mulheres fortes da história. Também seu estilo de interpretação envelheceu mal e parece hoje artificial e afetado.

O filme é uma história de amor antiquada mas bonita, naturalmente com o moralismo da época, mas também com o clima romântico de amor proibido. O filme teve originalmente no Brasil o subtítulo "Uma História de Amor". "Intermezzo" é o nome de composição de Heniz Provost usada no enredo. Foi indicado aos Oscars de Melhor Fotografia (para Greg Toland) e Trilha Musical Adaptada. Existe em DVD nos EUA mas essa edição é fraca, aparentemente tirada de um VHS.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo