UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Terror

O Massacre da Serra Elétrica (2003)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 3
O Massacre da Serra Elétrica

A cotação vale só para quem for fã absoluto de terror. Refilmagem do clássico de 1974, de Tobe Hopper. Fazendo um esforço para acentuar que é uma história real (o que é discutível), recriando filmes de época e lhe dando um clima tipo "Bruxa de Blair".

Excessivamente violento para a época (e ainda hoje), o original tinha genuíno talento e criatividade, além de inovar em personagens (o famoso Leatherface, cara de couro). Hoje, depois de continuações e imitações, fica difícil superá-lo. Mas este filminho modesto é melhor do que poderia parecer. Até mesmo o elenco é relativamente famoso (Biel fez depois "Stealth", Balfourd é de "Six Feet Under", Vogel virou galã em "Quatro Garotas e um Jeans Viajante").

A fotografia perdeu bastante de sua cor, para dar um clima mais escuro, mais de época. Também o enquadramento é curioso e diferente, insistindo em closes expressionistas. Talvez porque o fotógrafo do original tenha reprisado sua função aqui com bons resultados.

Quem fez a narração do filme originalmente foi o então desconhecido comediante John Larroquette, que repete a função aqui. Também retorna Andrew Bryniarski que fez o original Leatherface (e pediu pelo papel). Ainda assim o filme é barra pesada, mesmo para quem curte terror.

Rodado em Austin e Taylor, Texas (na fábrica abandonada Taylor Meat Company). A violência ainda é mais gráfica. Ganhou Direção de Arte em Festival na Catalunha, indicado ao MTV Awards como Melhor Vilão e Revelação (Biel), também para o Razzie (Framboeza) dos piores, como Pior Refilmagem. Mas foi o Melhor Terror para o Teen Choice Award.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo