UOL Entretenimento Cinema

Ficha completa do filme

Ação

Rajada de Sangue (1991)

Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema
Nota: 2
Rajada de Sangue

Existem muitas informações equivocadas sobre este filme, principalmente em relação à data de produção (algumas fontes dizem que foi feito em 1990, outras em 1991), mas com certeza ele foi realizado durante o auge da popularidade do chamado "Banho de Sangue Heróico", aquele subgênero de filmes policiais criado por Ringo Lam e John Woo, repletos de muito sangue e tiroteios elaborados, que eram comparados a números de dança.

Mas aqui o diretor/produtor é Jing Wong, famoso no Cinema de Hong Kong por fazer filmes de apelo popular, com tudo aquilo que as massas gostam; tiros, pancadaria e situações engraçadas, mesmo que para juntar tudo isso ele tenha que sacrificar a lógica em seus roteiros. É praticamente impossível acreditar na história e em suas reviravoltas, onde todos correm atrás do tal doador, e sempre se encontram nas mais absurdas situações, portanto fica claro que não deve ser levado a sério em nenhum momento.

É o típico filme de Jing Wong e como tal serve apenas como entretenimento, e nesse aspecto ele é bem-sucedido. O ritmo é ágil, os personagens são simpáticos e as cenas de ação são sempre muito movimentadas, daquelas que nunca respeitam as leis da física. O protagonista, o policial encarregado pela equipe anti-terrorista, é interpretado por Alan Tam, que é um bom ator (inclusive ganhou um Golden Horse - o Oscar de Taiwan) mas nunca virou astro em Hong Kong, pois nunca teve grande presença em tela; ao contrário do outro mocinho da história, Andy Lau, que se tornou um grande astro por lá e é dono de um grande carisma.

Curiosamente ambos foram cantores de sucesso antes de se tornarem atores. O alívio cômico da trama é de Eric Tsang, em seu típico papel que repetiu em vários filmes dos anos 80 e começo dos 90, onde faz o gordinho metido a esperto e falastrão (com sua voz irritante, algo como Joe Pesci nos "Máquina Mortífera") que sempre se mete em encrencas. Como acontece com a grande maioria dos filmes de Hong Kong, este recebeu vários títulos alternativos ao ser lançado no exterior e o mais curioso foi Hard Boiled 2, dado na Inglaterra e alguns países da Ásia, e que faz crer que é uma continuação de "Fervura Máxima", um dos melhores e mais bem-sucedidos filmes de John Woo, mesmo tendo sido feito antes da fita de Woo e que não tenha absolutamente nada de semelhante a não ser o desfecho passado em um hospital. A versão em DVD lançada aqui no Brasil traz uma boa cópia, que apesar de ser em tela cheia, não apresenta grandes defeitos. O som original também está presente.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo