UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Cristo (1905)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004

A vida de Cristo era um tema natural para o cinema, e em 1896 os irmãos Lumiére já produziam uma versão da história, no que foram seguidos por inúmeros outros realizadores do período mudo.

Esse interessante DVD reúne dois dos melhores exemplares do gênero, similares mas ao mesmo tempo muito diferentes entre si. O mais antigo, o francês "A Vida e Morte de Jesus Cristo", de Ferdinand Zecca, é uma sucessão de quadros muito bonitos e movimentados, quase sempre em plano-geral, e separados por cartelas indicando o episódio da vida de Cristo que será mostrado, com muitos efeitos de dupla exposição e delicadamente colorido a mão, quadro a quadro.

Inspirado em gravuras de Gustave Doré, é muito ingênuo, direto, curto e de fácil interpretação (o que explica ter sido exibido por décadas na Semana Santa pelo Brasil afora, como "A Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo").

O segundo, o americano "Da Manjedoura à Cruz", de Sidney Olcott (que também interpreta o cego curado por Jesus), é bem mais ambicioso: rodado em locações autênticas na Terra Santa, com cartelas utilizando versículos da Bíblia e um clima muito reverente e documental, fez um tremendo sucesso na época (custou 35 mil dólares e rendeu trinta vezes isso) e ainda funciona bem hoje.

Duas curiosas viagens aos primórdios do cinema que, um século depois, ainda mantém sua capacidade de emocionar. "A Vida e Morte de Jesus Cristo" está em cópia excelente, com o colorido original preservado e boa música de órgão interpretada por Timothy Howard. A cópia de "Da Manjedoura à Cruz" é inferior mas ainda razoável.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo