UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

Charlie Chaplin: Fase de Ouro Vol. 2 (1914)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Outra compilação lançada em banca de curtas de Charles Chaplin (1889-1977) do começo de sua carreira, realizados em 1914 na Keystone, de Mack Sennett. O cômico ainda era dirigido por outros (apenas "Vinte Minutos de Amor" e "Um Dia Cheio" têm direção dele) e dividia a cena com outros astros da época, Mabel Normand (1892-1930) e Roscoe Fatty Arbuckle (1887-1933).

São comédias ainda tateantes e ingênuas, com as características do estúdio de Sennett, mas com momentos de genialidade. Não há nenhuma obra-prima em especial, sendo portanto, mais recomendado para os colecionadores do comediante. Alguns dos títulos já foram lançados em outras coleções, então convém conferir antes.

Como é habitual neste tipo de lançamento de filmes que estão em domínio público, as cópias variam entre o razoável e o muito ruim. Alguns dos títulos originais de exibição no Brasil foram alterados: "Louco de Amor" chamou-se aqui "Carlitos Marquês", "Boate em Apuros" foi "Bobote em Apuros", "Um Dia Cheio" era "Carlitos Ciumento" e, por fim, "A Ameaça Fatal" foi exibido aqui como "A Maleta Fatal".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo