UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

Chantagem e Confissão (1929)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Este foi o primeiro filme falado de Hitchcock, que iniciou sua realização como mudo (o que fica claro na seqüência inicial). Acabou sendo lançado nos dois formatos e sendo o primeiro filme inglês falado.

É uma história de suspense já prenunciando algumas das características típicas dele: o humor negro, o erotismo, o virtuosismo técnico.

Aqui, além da inventividade visual habitual, Hitchcock começa a utilizar o som de forma criativa também: o grito da moça que se funde com o grito da velha ao descobrir o corpo, ela tomando café da manhã com os pais e só a palavra "faca" repetidamente pronunciada é distinguível na conversa.

A protagonista, a alemã Anny Ondra, não falava inglês; como não havia técnicas de playback, ela foi dublada ao vivo nas filmagens pela inglesa Joan Barry.

A famosa perseguição no Museu Britânico, a primeira de inúmeras do diretor em lugares exóticos, foi perfeitamente realizada através de trucagens com fotos, e não em locação. Boa cópia. Faz parte do Box "Alfred Hitchcock: A Arte em Progresso".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo