UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Terra (1930)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2002
Nota 3

O filme foi classificado em 1958 entre os doze melhores de todos os tempos, quando ainda era moda se louvar o cinema Stalinista. Mas nesta cópia ruim, fica mais evidente sua pregação política comunista e panfletária.

Pretende ser um "cine-poema" e traz algumas belas imagens. Mas bem menos do que se podia esperar. Traz algumas belas imagens ilustrando a vida, o amor e a morte no interior. O próprio diretor dizia que não se interessava por histórias, apenas por formas sociais.

Edição traz texto "A Explosão Soviética" e um curta inédito de Eisenstein: "Traição na Campina/ Bezhin Meadow", que é uma reconstituição feita em 1967 de um filme de 1935-37, que Stalin havia mandado queimar e que só foi possível porque a viúva do diretor, Pera Atasheva, guardou um fotograma de cada tomada, um docomeço outro do final. É a história de um menino que paga com a vida por contar que seu pai matou a mãe de tanto bater nela. Mas por que diabos colocaram este curta de Eisenstein num filme de Dovzhenko, ninguém sabe. Ainda mais porque já saiu na edição de "Ivan, o Terrível Parte I" . Também pode ser encontrado no Box Cinema Revolucionário Soviético, junto com "Qué Viva México!"

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo