UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

King Kong - Edição Especial (1933)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 24/01/2006
Nota 5

Aproveitando o remake de "King Kong" de Peter Jackson (e com a ajuda do cineasta), finalmente sai no Brasil em edição especial, em dois discos, o filme original, essa história famosa de 1933, variação de "A Bela e a Fera", criada por Edgar Wallace e Cooper.

Produzido na RKO por David O. Selznick (de "...E O Vento Levou"), o filme, que nunca foi indicado ao Oscar (ainda que a refilmagem de 1976, inferior, tenha sido premiada com o Oscar de efeitos especiais), é uma maravilha de efeitos especiais para a época, como a clássica seqüência final em que o gorila sobe no alto do Empire State Building.

Nos EUA, saíram duas edições em DVD, uma igual a que sai agora no Brasil e outra que trazia também duas continuações ("The Son of Kong" e "Mighty Joe Young"). Na versão brasileira, há no primeiro disco o filme e comentários dos veteranos em efeitos especiais Ray Harryhausen e Ken Ralston, com entrevistas antigas com o produtor Merian C. Cooper e a estrela Fay Wray, que morreu pouco antes de poder participar da refilmagem. Além disso, os extras incluem galeria de trailers dos filmes de Cooper.

No disco 2, o DVD traz o documentário "I´m King Kong - The Exploits of Merian C. Cooper", de 57 minutos, sobre Cooper, dirigido por Kevin Bronlow e Christopher Bird, com narração de Alec Baldwin. Também há uma excelente biografia do produtor do filme, considerado a força criativa do projeto. Completam o disco 2 o documentário "RKO Produção 601: O Making of de Kong, a Oitava Maravilha do Mundo" e cenas dos testes originais do monstro com comentários de Harryhausen. Obrigatório para os fãs de cinema.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo