UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

Tarzan, O Destemido (1933)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 3

O rei dos seriados, Buster Crabbe (1908-83) iniciou sua carreira no gênero com esta versão do personagem criado por Edgar Rice Burroughs, produzida pela minúscula Principal.

Crabbe era atlético, simpático, carismático, campeão de natação (como Johnny Weissmuller, que mais ou menos na mesma época tornaria o personagem extremamente popular na série de filmes da Metro. O produtor deste filme, Sol Lesser, chegou a procurá-lo mas a Metro recusou emprestá-lo), e seus seriados com Flash Gordon e Buck Rogers estão entre os melhores do gênero.

Este DVD não contém o seriado completo, com os 12 capítulos originais (dos quais aparentemente não existem mais cópias), e sim uma versão editada dos quatro primeiros, que foi exibida nos cinemas na época em programas duplos para estimular o público a ver o resto. Daí a narrativa corrida, os personagens que mal aparecem e o final inconclusivo.

De qualquer modo, tratava-se de um seriado pobremente produzido, com encenação ingênua e primária, hoje apenas curiosidade para cinéfilos e que faz com que os filmes com o personagem na Metro pareçam superproduções.

O Tarzan de Grabbe quase não fala, seu grito é bem diferente do de Weissmuller (que era composto a partir de voz humana e sons de vários animais) e, como o seriado foi realizado antes do código de censura dos estúdios, também usa tanga mais sumária e mostra os pêlos do corpo, o que em breve se tornaria tabu absoluto.

O ator cômico característico Mischa Auer (1905-67), que ficaria conhecido fazendo geralmente russos malucos, aparece em papel sério (ou não, dependendo do ponto de vista) como o sacerdote dos nativos. Cópia tirada de matriz em mal estado, perdoável pela raridade.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo