UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

A Ceia dos Acusados (1934)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 4

É uma raridade que sai em DVD no Brasil, uma comédia clássica da Metro de 1934, o primeiro filme da famosa série policial "The Thin Man", no Brasil chamada de "Os Condenados", porque justamente essa fita levou o nome de "A Ceia dos Condenados", e dali em diante tiveram que manter o título. Muita gente também se engana achando que William Powell faz o papel do Thin Man, o homem magro, quando na verdade esse é o nome da novela que deu origem ao filme e descrição do suspeito principal do crime.

Primeira de uma série de seis fitas, esta foi dirigida pelo medíocre V S Van Dyke, famoso pela rapidez com que fazia seus trabalhos - quase nunca repetia cenas e, por isso, era chamado de "One Take Van Dyke".

A história é baseada num livro do consagrado autor Dashiell Hammett, o mesmo de "O Falcão Maltês". Foi ele quem criou o personagem do detetive Nick Charles, e é curioso como no trailer aparece William Powell vestido de Charles, conversando com Powell que interpretava outro detetive célebre, Philo Vance. A diferença das outras séries é que elas foram rodadas com dois ou três anos de diferença. Foram outros cinco filmes feitos entre 1936 e 47, sempre estrelados por Powell e Myrna Loy.

Este primeiro é uma mistura de comédia sofisticada, ou seja, Screwball, com mistério policial. Uma coisa nova na época. O filme tem certas características bem dos anos 30. Começa com uma espécie de prólogo, onde situa a ação e os personagens, começando pela mocinha feita por Maureen O'Sulivan, a Jane da série Tarzan e mãe de Mia Farrow. Depois, Powell tem uma verdadeira entrada de estrela, dez minutos depois.

Só mais tarde e novamente com impacto que surge Myrna Loy, a Rainha de Hollywood, segundo pesquisas da época. O notável é que eles fazem um casal casado e feliz, que vive trocando farpas, mas inegavelmente se amam. Ela é muito rica e por isso Nick não precisa mais trabalhar como detetive. Passa o tempo todo bebendo e se divertindo.

Aliás, é estranho como as pessoas bebem na fita, muito e constantemente, a ponto de até incomodar. Mas o fato é que Nick e Nora Charles viraram um enorme sucesso e foram muito copiados. Inclusive no "Casal Vinte" da televisão. Quem me confessou isso foi o próprio Robert Wagner. Ninguém como Powell e Loy para demonstrar que um casal pode se divertir e também resolver casos policiais. No caso, um inventor que desaparece e parece ser o culpado por vários assassinatos. Tudo se resolve numa ceia em que Charles reúne todos os suspeitos.

Foi rodada em apenas duas semanas e a modéstia da produção hoje fica clara, apesar da fotografia ser do grande James Wong Howe. Assim, com certa falta de ritmo e uma ligeira decepção. Os outros filmes mantiveram o estilo e o humor. Mas a série teve ainda outro astro importante: é o cachorrinho Asta, o fox terrier de estimação do casal que ficou super popular e dá um show de interpretação.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo