UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

A Patrulha Perdida (1934)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 4

Este foi o primeiro filme produzido e dirigido pelo mestre John Ford (1894-1973) em sua longa e produtiva associação com a RKO. Foi também um de seus primeiros sucessos (ainda que modesto) de público e crítica no período falado, depois dele já ter uma carreira respeitável nos mudos.

Talvez um pouco artificial e teatral, e com interpretações exageradas pelos padrões atuais, ainda assim impressiona pelo domínio de Ford da narrativa e do uso dos atores.

Ao invés de um filme de ação, ele preferiu fazer um estudo de personagens, em uma história melancólica e desesperançada (com roteiro de Dudley Nichols) de um grupo de soldados britânicos, que se perdem e ficam acuados em um oásis no deserto pelos árabes (que praticamente não são vistos, pairam como uma ameaça quase sobrenatural).

Aos poucos vamos conhecendo o sargento viúvo, líder inseguro (Victor McLaglen, um dos atores prediletos de Ford), o soldado fanático religioso (Boris Karloff, aparentando mesmo ter saído de um filme de monstros da Universal), o rapaz que se alistou para fugir da mãe possessiva, o irlandês ingênuo.

E acompanhamos com tristeza a futilidade de seu sacrifício, rodeados por areias desertas e lutando contra um inimigo invisível e contra o terror da solidão. Ford usa com habilidade também o som e a trilha musical de Max Steiner (indicada ao Oscar).

Já tinha tido uma versão muda em 1929 (curiosamente estrelada pelo irmão de Victor McLaglen, Cyril) e foi refilmada ainda em 1939 e, de forma modificada, duas vezes em 1943: como drama de guerra em "Sahara", com Bogart, e como "Patrulha de Bataan" ("Bataan"), com Robert Taylor. Foi também transformada em faroeste em "O Sabre e a Flecha" ("Last of the Comanches", 1953) com Broderick Crawford e Barbara Hale.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo