UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Musical,Romance

O Gato e o Violino (1934)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Jeanette MacDonald (1903-65) vinha de uma seqüência de sucessos na Fox e em especial na Paramount, quando fez este primeiro filme no estúdio que seria seu lar até o final de sua carreira, a MGM. Ao contrário dos outros, porém, que capitalizavam em cima do lado mais sexy e sapeca da cantora e atriz, este já inicia a formação da persona de boa moça, honesta e comportada.

Na verdade ela nem é a estrela absoluta do filme, concebido mais como um veículo para o antigo astro do estúdio, então já em total decadência, Ramon Novarro (1899-1968), o ex-"Ben Hur", que faria apenas mais uns poucos e nada importantes filmes e encerraria sua carreira na TV. Um pouco efeminado, baixinho, tinha razoável voz mas reduzido talento.

Isso esvazia um pouco o filme, já meio desajeitado, uma versão da opereta de Jerome Kern e Otto Harbach, que parece hoje datada e artificial (com um final especialmente falso). Eles fazem dois compositores e cantores que tentam o sucesso, ela alcançando e ele não, numa história que começa leve e romântica e vai ficando meio dramática em excesso, quase "Nasce Uma Estrela".

Foi um fracasso comercial na época, mas também um dos primeiros exemplares de um novo estilo de musical, que integrava suavemente a música na trama, com as canções surgindo espontaneamente (como quando eles cantam ao ritmo das goteiras do teto), com muito humor e romance, aproveitando as lições de Lubitsch e Mamoulian. Jeanette canta "The Night Was Made For Love", "Try To Forget" e "One Moment Alone", entre outras.

A cena final foi filmada a cores no então ainda experimental Technicolor de três tiras (que deixou Jeanette com cabelos e bochechas vermelhíssimos). O título se refere à opereta que Navarro compõe para provar que tem talento. Dizem que o papel da coadjuvante Segal foi reduzido a nada, a pedido de Jeanette.

O filme teve problemas quando quis ser reprisado por que o casal vive junto numa relação ilícita. Cópia fraca tirada de VHS, lavada e com som ruim.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo