UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Musical

Melodia da Broadway (1936) (1935)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Musical clássico da Metro, curioso por trazer quase as mesmas canções do famoso "Cantando na Chuva", de autoria de Arthur Freed e Narcio Brown ("You´re my Lucky Star", "Broadway Rythm").

Houve um primeiro "Broadway Melody" (que foi o primeiro filme falado a ganhar um Oscar de Melhor Fita em 1929). E a série teria ainda exemplares em 1938 e 40. Rara oportunidade de se conhecer a maior sapateadora do cinema, Eleanor Powell em seu primeiro papel como estrela (1912-82, que durante anos foi casada com o astro Glenn Ford). Sua única rival foi Ann Miller.

Embora não fosse especialmente bonita, era uma sapateadora vigorosa, dançava quase que como cavalgando, de forma atlética e não especialmente fotogênica. W.S. Dyke colaborou na direção fazendo alguns retakes necessários.

Ganhou Oscar de Coreografia (Dave Gould por "I´ve Got a Feeling you´re a fooling") e foi indicado como Melhor Filme e Argumento (Moss Hart). Jack Benny, depois muito famoso no rádio e tevê, faz o colunista da Broadway inspirado em Walter Winchell. Ebsen e sua irmã Vilma dançam muito também (ele ficaria mais famoso na tevê nas séries "Barnaby Jones" e "Beverly Hillbillies").

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo