UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

Mulher Satânica (1935)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 03/04/2007
Nota 1

Variação de "O Anjo Azul", este filme foi o último de Marlene Dietrich (1901-1992) sob as ordens de seu mentor e amante Josef von Sternberg (1894-1969). O fracasso comercial desta produção e o temperamento cada vez mais exigente do diretor fizeram com que fosse também o último filme dele na Paramount, que o havia trazido da Alemanha justamente por causa do sucesso de "O Anjo Azul" (1930). Ou seja, era um ciclo que se fechava, com Dietrich no auge do estrelato e Sternberg em dificuldades.

É mesmo uma das menos bem-sucedidas colaborações dos dois, apesar da produção luxuosa e da participação do escritor John dos Passos no roteiro. Mas Marlene está suntuosamente vestida e presenteada com closes lindamente fotografados -- um evidente trabalho de amor do próprio Sternberg, assessorado sem crédito pelo grande cinegrafista Lucien Ballard. Estão presentes todos os elementos do peculiar estilo do diretor: direção de arte barroca e delirante, cenários expressionistas e extravagantes, movimentos de câmera engenhosos, figuras exóticas pipocando a todo instante.

Falta um pouco de enredo nesta história de danação por amor, em que Marlene faz uma espanhola sedutora chamada Concha Perez, por quem um jovem revolucionário (Cesar Romero) se apaixona. Ele encontra um velho militar amigo (Lionel Atwill) que lhe revela o caráter maléfico e destruidor da moça. Mesmo com a trama pobre, enfraquecida ainda mais por vários cortes impostos pela censura para suavizar o erotismo, ainda é um tributo a Marlene no auge de seu brilho e beleza e um testemunho do talento excepcional de Sternberg.

Foi refilmado, claro que muito livremente, por Luis Buñuel como "Esse Obscuro Objeto do Desejo" ("Cet Obscur Objet du Désir", 1977).

A qualidade da cópia desta edição é excelente.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo