UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Aventura

A Deusa de Joba (1936)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Quando se fala nos seriados, onipresentes nas matinês dos cinemas nas décadas de 30 e 40 e que deixavam a garotada (e, claro, muitos adultos também) eletrizados esperando o próximo episódio na semana seguinte, a menção ao estúdio Republic é obrigatória.

Este foi o primeiro (de um total de mais de 60) realizado por eles, em 1936, com 15 episódios. Caprichado e bem produzido dentro dos limites orçamentários do gênero, é estrelado pelo famoso domador Clyde Beatty (1903-65), um nome lendário do mundo do circo nos EUA e que faria outros seriados e filmes, sempre aparecendo como ele mesmo. Ele ajuda um garoto das selvas (o gordinho e esquisito Manuel King, que os créditos identificam como o menor domador do mundo e que nunca mais fez nada) a salvar sua irmã (a inexpressiva Elaine Shepard, que apareceria rapidamente em "Topper, O Casal do Outro Mundo", com Cary Grant) tomada por uma deusa em cidade lendária.

A inventiva trama, que nos anos seguintes seria incessantemente reutilizada, envolve um sumo sacerdote desonesto, vilões ladrões de diamantes, tribos selvagens, um gorila que ajuda os heróis e até soldados alados, os Homens-Morcego. São bem bolados também os cliffhangers (aquelas situações de perigo em cada final de episódio onde os heróis enfrentam a morte, escapando de uma forma que é mostrada no início do seguinte) e os cenários e efeitos especiais são de boa qualidade.

Há um certo abuso na reciclagem de cenas de um episódio para outro (que se tornaria regra nos seriados e fica ainda mais evidente em DVD, assistindo todos em seqüência), e a trilha musical, utilizando stock music (música pré-composta, de arquivo, que os estúdios habitualmente usavam em produções de baixo orçamento), é especialmente deslocada e mal selecionada.

Mas ainda assim é um grande exemplar do gênero, indispensável para os aficionados pelo valor histórico. O diretor B. Reeves Eason (1886-1956) havia chefiado a segunda unidade que filmou a corrida de quadrigas em "Ben-Hur" mudo de 1925, e faria também, novamente como diretor de segunda unidade, o incêndio de Atlanta em "E O Vento Levou".

O co-diretor Joseph Kane (1894-1975) seria depois o principal diretor de westerns B da Republic, com uma infinidade de filmes de John Wayne, Roy Rogers e Gene Autry em seu currículo. DVD duplo, sem extras, e com cópia de qualidade mediana. Aparentemente para coibir a pirataria, a distribuidora colocou um pequeno logotipo no canto da tela no começo de cada episódio.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo