UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Musical

Ziegfeld, o Criador de Estrelas (1936)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 1

Super-produção da Metro, que ganhou os Oscars de Melhor Filme, Atriz (Luise, que faz o papel da primeira esposa Anna Held) e Coreografia. Foi indicado também como Direção de Arte, Diretor, Montagem, Roteiro. É uma biografia autorizada (supervisionada pela viúva dele, Billie Burke, a Glinda de "O Mágico de Oz", feita aqui por Myrna Loy) que sai em DVD em edição completa (incluindo a música de "Ouverture" e de "Entr'Acte").

Razoavelmente fiel aos fatos, acerta na escola de Powell como o produtor (ele o faz como um simpático vigarista) embora tenha relativamente poucos números musicais (o mais famoso é "A Pretty Girl is like a Melody", que foi rodado em uma única tomada contínua, sem cortes. Dennis Morgan faz o cantor mas a voz foi dublada por Allan Jones).

Dos astros lançados por Ziegfeld, apenas Fannie Brice aparece como ela mesma (Fannie foi biografada em "Funny Girl" com Barbra Streisand e canta aqui o famoso "My Man"). Eddie Cantor e Will Rogers são feitos por outros. Uma produção luxuosa, tipo "Bolo de Noiva". Destaque para um número de sapateado de Ray Bolger (o espantalho de "O Mágico de Oz"). Considerado o último grande musical dos anos 30 mas não exatamente um clássico do gênero.

A edição traz cine-jornal sobre a estréia do filme em Nova York e um Making Of retrospectivo "Ziegfeld on Film/ Ziegfeld no Cinema", onde os pontos altos são o depoimento da filha do produtor e a presença de Luise Rainer (que ainda está viva). Ela ganhou dois Oscars seguidos mas mesma assim largou a carreira no auge. Sua interpretação é afetada, européia, antiquada mas também carismática (sua cena clássica é a do telefone que lhe valeu o Oscar).

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo