UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia Dramática

No Teatro da Vida (1937)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2009
Nota 1

Uma visão doce e amarga da vida artística e da busca do sucesso que, por vezes, redunda em fracasso e no esquecimento. O texto da peça de Edna Ferber ("Giant") e George S. Kaufman ("Jantar às Oito", "Do Mundo Nada Se Leva") já era de primeira linha, mas é o sensacional elenco que a RKO reuniu que torna o filme inesquecível, em especial a dupla central para quem o projeto foi concebido, pela única vez juntas, Hepburn (1907-2003) e Rogers (1911-95).

Ambas dão show nos papéis sob medida. Katharine como a novata rica e culta, meio esnobe, que vai viver com as atrizes sem dinheiro quase como em um estudo antropológico, e Ginger como a líder das pobretonas, totalmente atrevida e maliciosa (e engraçadíssima!). Mas há ainda Adolphe Menjou fazendo o empresário sedutor especialista no teste do sofá e, dividindo a pensão com as estrelas, ninguém menos que Lucille Ball, Ann Miller, Gail Patrick e a grande Eve Arden.

O especialista em comédia sofisticada, hoje esquecido, Gregory La Cava (1892-1952), teve sua segunda indicação ao Oscar de direção pelo filme, que também concorreu, sem ganhar nada, a melhor filme, roteiro, e atriz coadjuvante (Andrea Leeds, que faz a jovem atriz desempregada obcecada pelo papel que estrelou antes). Uma comédia que merece ser redescoberta.

A cotação perde uma estrela pela edição ruim, com cópia fraca tirada de uma matriz italiana e legendas em português pavorosas, repletas de erros que destroem as piadas e inviabilizam o prazer de quem não entende inglês.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo