UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

A Sombra Destemida (1939)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 3

Divertido e competente seriado em 12 capítulos da Universal. Divertido pelo kitsch, pela presença de Bela Lugosi (1882-1956) e pelo que era o forte do estúdio, a mistura de fantasia e ficção científica, sempre cheia de aparatos e máquinas.

Que aqui incluem um robô gigante (aliás, bizarro e totalmente ridículo), um cinturão que gera invisibilidade e um gás que provoca paralisia (cuja ação é desencadeada por aranhas mecânicas).

Lugosi faz o Dr. Zorka, um cientista maníaco que, naturalmente, quer dominar o mundo, ao mesmo tempo vingando a esposa que ele julga ter sido morta por culpa da polícia. Ele usa para mover seus inventos mortais o poder de um meteorito encontrado na África.

O flash-back que mostra a descoberta do meteorito foi tirado de "O Raio Invisível" ("The Invisible Ray", 1936). Lugosi usa todo o seu repertório de caretas e gestos exagerados e ainda contracena com seu opositor Van Helsing no "Drácula" de 1931, Edward Van Sloan (1881-1964).

E há uma rápida pontinha no capítulo 11 de Lee J. Cobb em começo de carreira. Boa diversão. Edição traz cópia apenas razoável, com os 12 capítulos divididos em 3 DVDs vendidos separadamente.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo