UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

As Quatro Penas Brancas (1939)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Esta é um clássico do cinema inglês, que ficou fora de moda por causa de sua mensagem colonialista e politicamente incorreta. Foi uma superprodução realizada pelos irmãos Korda (Alexander produzindo, Zoltan dirigindo, Vincent na direção de arte), responsáveis por filmes como "O Ladrão de Bagdá", "Rembrandt", "A Vida Privada de Henrique VIII" e "Mogli, o Menino Lobo".

É um espetacular filme de ação, com locações no Sudão, muito britânico, um pouco mais violento e explícito que os similares americanos da época e com o bonito Technicolor típico dos filmes ingleses.

Sua nostalgia do imperialismo britânico e a visão estereotipada dos africanos atrapalham esse notável estudo do heroísmo e da autodeterminação, encarnados pelo pouco conhecido John Clements (1910-88), que se sai bastante bem em papel onde passa a maior parte do tempo com pesada maquiagem. Ralph Richardson e o veterano C. Aubrey Smith também têm marcantes atuações.

Considerado por muitos uma pequena obra-prima, mais citada que assistida, que merece ser conhecida, muito superior à sua refilmagem de 2002, totalmente equivocada, chamada "As Quatro Plumas", dirigido por Shekar Kapur, com Heath Ledger, Kate Hudson, Wes Bentley (que foi uma catástrofe de bilheteria e crítica).

Este foi indicado ao Oscar de Fotografia. A trilha musical de Miklos Rozsa, como de hábito, é superlativa. A história de A.E.W. Mason já havia sido filmada três vezes (duas no período mudo, uma apenas com trilha musical e de ruídos) e teve outras refilmagens, em 1915, 21, 29, 77 e em 1955 como "Tempestade sobre o Nilo", com Laurence Harvey (novamente dirigida por Zoltan, em seu último trabalho no cinema). Cópia bastante boa.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo