UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama

E As Chuvas Chegaram (1939)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 1

Baseado em best-seller de Louis Bromfield, foi grande sucesso este drama romântico com muita ação (foi dos primeiros a apresentar com efeitos especiais uma grande e devastadora enchente, à la tsunami).

Indicado aos Oscars de Direção de Arte, Fotografia, Montagem, Trilha Musical, Som, ganhou merecidamente o de Efeitos Especiais, que envelheceram bem e ainda impressionam (basta dizer que a Fox construiu um tanque com 50 mil galões de água para as tomadas da enchente, que levaram mais de um mês para serem feitas).

Basicamente é uma história de amor proibido, com algumas farpas dirigidas ao colonialismo inglês. Tudo bem moralista e idealizado, mas muito bem feito. Tyrone Power (1913-58), grande galã da Fox, passando por hindu, convence bem. Mas também Myrna Loy e George Brent dão conta do recado.

O par romântico de Brent, Brenda Joyce, é mais lembrada como a Jane nos filmes de Tarzan com Johnny Weismuller na RKO. Foi refeito (pior) em 1955, como "As Chuvas de Ranchipur" ("The Rains of Ranchipur"), com Richard Burton e Lana Turner. Mas esta é a versão clássica e querida. Uma pena a cópia ser bem fraca, com som ruim.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo