UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Policial

Heróis Esquecidos (1939)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 4

Um dos menos conhecidos e mais competentes filmes de gângster da Warner, reunindo dois dos super stars do gênero, Cagney e Bogart, no que pretende ser a história dos selvagens anos 20 (esqueça o título nacional).

Nunca ganhou prêmios, mas foi satirizado em "Johnny Dangerously" (1984) com Michael Keaton. Com uma narrativa dinâmica, momentos de comédia e um tom até bem-humorado, traz Cagney como o bom gângster (uma espécie que só existe no cinema) e Bogart, como realmente podre.

Há muitas cenas de boates (speakeasies) e o diretor utiliza músicas de época e cria muito clima. Aliás, fica comprovado com esta coleção como Walsh era um diretor brilhante. Temos novamente outro final memorável.

Edição traz como extras "Vamos ao Cinema" ("Warner Night at the Movies", 1939), apresentado pelo crítico Leonard Maltin, com cine-jornal, comentários em áudio de Lincoln Hurst, o curta musical "All Girl Revue", o curta de comédia "The Great Library Misery", o desenho animado "O Crime Não Compensa" ("Thugs with Dirty Mugs"). Tem ainda novo documentário sobre o filme: "O Mundo em Novo Rumo" ("The World Moves On") e trailers. Saiu na "Coleção Gângsteres volume 2".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo