UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Drama,Romance

Vitória Amarga (1939)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2005
Nota 5

Bette sempre diz que esse foi seu personagem favorito (para interpretar). E realmente é um dos melhores melodramas de todos os tempos, francamente irresistível na sua história, capaz de provocar lágrimas nas pessoas mais cínicas.

Ajudado por um elenco de figuras notáveis (como Bogart e o futuro presidente Reagan, ambos como coadjuvantes e fora dos personagens habituais, ou seja, respectivamente o gângster e o cowboy, ainda Geraldine que virou amiga de Bette). Baseado em peça de sucesso, deu indicação ao Oscar para Bete, tendo sido indicado ainda como Melhor Filme e Trilha Musical.

A frase mais famosa é a seguinte que fala do título: "Nada pode nos machucar agora. O que temos não pode ser destruído. Essa é nossa vitória. Nossa vitória sobre a escuridão. É uma vitória porque não temos medo".

O roteiro conta sobre Judith, uma jovem bonita e rica, que tem tudo para ser feliz. Até quando descobre que sofre de câncer no cérebro. Ela tenta esconder de todos, principalmente do homem que ama.

O final, quando ela tenta disfarçar sua condição e que ficou cega, é um primor e só mesmo Vivien Leigh em "E o Vento Levou" podia levar o Oscar de Bette. No gênero, uma obra-prima. Faz parte da "Coleção Bette Davis".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo