UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia,Romance

A Loja da Esquina (1940)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2003
Nota 4

Vocês já sabem que Ernest Lubitsch era um mestre, em particular na comédia sofisticada. Mas é raro se ter um filme dele em DVD disponível no Brasil. Por isso que é formidável conhecermos melhor esta fita, que ele fez na Metro em 1940.

É uma história encantadora que o cinema aproveitou outras vezes. Em 1948, foi transformada no musical "A Noiva Desconhecida" ("In the Good Old Summertime"), com Judy Garland e Van Johnson nos papéis centrais. E recentemente foi transformada num veículo para o casal Tom Hanks e Meg Ryan, em "Mensagem para Você".

Lubitsch preferiu seguir a história fielmente, como na peça húngara de Miklos Lazlo. As confusões incluem as suspeitas do dono da loja, Frank Morgan, que acha que Stewart o está traindo com sua esposa, e as interferências dos outros empregados, todos feitos por grandes coadjuvantes do estúdio.

A dupla central está especialmente encantadora, até porque Margaret e James eram velhos colegas e antigos namorados. Dificilmente, ambos estiveram em melhor momento. Curiosamente, o filme não teve nenhum Oscar, nem sequer indicação. Mas é uma pequena jóia.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo