UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Faroeste

Festival Roy Rogers Vol. 2 (1940)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Coletânea lançada em banca de westerns B, de médias-metragens, do popular cowboy cantor Roy Rogers (1911-98), todos produzidos pela Republic. Como de hábito em seus filmes, Rogers é sempre tolerante e gentil, fugindo da violência e, para realçar ainda mais seu bom-mocismo, luta contra vilões extremamente cruéis, que atiram em seus próprios companheiros e até em mulheres (como em "A Lei da Fuga").

Todos os filmes deste volume são dirigidos pelo seu colaborador constante Joseph Kane (1894-1975), um bom artesão do western B que geralmente obtinha resultados superiores à medíocre média do gênero.

Em "A Lei da Fuga" e "Robin Hood do Oeste", Rogers contracena com o ator característico cômico George Gaby Hayes (1885-1969), simpático veterano dos westerns de baixo orçamento. E em "A Pulseira Misteriosa" pela primeira vez com a cowgirl (e também cantora) que se tornaria sua parceira no cinema e TV e esposa até a morte do ator, a simpática Dale Evans (1912-2001).

Os dois primeiros filmes, da fase inicial da carreira de Rogers, tem menos canções e mais ação, nos moldes tradicionais do gênero. Já "A Pulseira Misteriosa", em que Rogers interpreta a si mesmo, foi realizado quando os filmes do ator já contavam com uma parte musical maior, geralmente com uma longa seqüência final com canções, as histórias eram contemporâneas e ele usava roupas espalhafatosas e estilizadas, com resultados menos realistas e que tinha muitos fãs.

Diversão, nostálgica e inocente, para os saudosistas. As cópias fracas atrapalham um pouco.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo