UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia,Romance

Minha Esposa Favorita (1940)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2006
Nota 1

Depois do sucesso de "Cupido É Moleque Teimoso" ("The Awful Truth", 1937), o diretor Leo McCarey queria reunir novamente Cary Grant (1904-86) e Irene Dunne (1898-1990) em outra comédia maluca com toques de romance.

Este é o projeto, história de uma garota que é dada como morta em um naufrágio (mas que na verdade passou sete anos em uma ilha perdida com um galã musculoso) e volta para encontrar o marido casado com outra.

Mas McCarey sofreu um acidente de carro (causado por uma bebedeira) e teve que ser hospitalizado, supervisionando a produção por telefone e passando a direção para o roteirista, dramaturgo e ocasional diretor Garson Kanin. Com isso não se repetiu o brilhantismo do filme anterior.

Aqui tudo parece mais lento e irregular (em especial no alongado terceiro ato). Mas Cary e Irene estavam em grande forma, tinham bastante química e o resultado é no mínimo simpático. Na verdade o filme é de Irene, que tem as melhores piadas e oportunidades, faz imitações e sotaques, e leva a história para frente.

Cary acaba relegado às suas características reações cômicas, inclusive contracenando com seu amigo íntimo Randolph Scott (na verdade tão íntimo que o fato de dividirem casa por anos gerou boatos sobre uma possível relação homossexual), que faz o atlético colega de ilha de Irene.

Tem na equipe os futuros diretores Rudolph Maté (na fotografia) e Robert Wise (na montagem), e foi indicado aos Oscars de Roteiro e Direção de Arte. Em 1962 foi iniciada "Something Gotta Give", de George Cukor, uma refilmagem com Marilyn Monroe, Cyd Charisse (e Dean Martin no papel de Cary) que nunca foi terminada devido aos problemas psicológicos e de saúde da estrela, que morreria logo depois.

O projeto se tornaria no ano seguinte o muito inferior "Eu, Ela e O Outro" ("Move Over Darling", 1963), com Doris Day e James Garner. Cópia muito boa. Curiosamente a história foi sugerida por um poema de Alfred Lord Tennyson, "Enoch Arden", não creditado.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo