UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Comédia

No Tempo do Onça (1940)

Resenha por Rubens Ewald Filho

Rubens Ewald Filho

Especial para o UOL Cinema 01/01/2004
Nota 3

Nesta época, os Irmãos Marx já estavam condenados a fazerem fitas B como esta, que parece muito melhor como proposta do que como realização. Seria uma idéia engraçada fazer uma comédia com o trio no Oeste, mas o resultado é fraco, com poucas piadas, sem Margaret Dumont e números musicais fracos.

Embora comece com a famosa frase de Horace Greeley, "Vá para o Oeste, rapaz", pouco tem a ver com a colonização. É uma sucessão de gags sem grandes sacadas (o golpe de um dólar, o passeio de diligência - que tenta ser parecido com o do quarto do navio de "Uma Noite na Ópera", Chico e Harpo no Bar) até um clímax de perseguição num trem, que para funcionar vai usando a madeira de seus vagões.Tem os números musicais obrigatórios para cada um do trio.

A edição traz os complementos de programação do mesmo ano, com o documentário "Cavalcade of San Francisco" de James Fitzpatrick (a cores e legendado), o short "Quicker n'a Wink" (um Specialty de Pete Smith, dirigida por George Sidney, mostrando experiências com luz estroboscópica), o desenho "The Milky Way" de Rudolf Ising, sobre três gatinhos e trailer original. O curioso é que os dois curtas ganharam o Oscar de sua categoria. Saiu no mesmo DVD que "A Grande Loja". Faz parte da caixa "Coleção Irmãos Marx".

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo