UOL Entretenimento Cinema
 

Ficha completa do filme

Terror

O Morcego Diabólico (1940)

Resenha por Edu Fernandes

Edu Fernandes

Da redação 18/02/2011
Nota 1
O Morcego Diabólico

Em "Morcego Diabólico", é possível apreciar um trabalho de Bela Lugosi em que ele não interpreta um monstro, como Drácula ou Frakenstein. No filme, produzido em 1940, ele mostra a faceta do cientista que está por trás de uma maldade - algo que fez em diversos outros títulos.

Lugosi é o Dr. Paul Carruthers, um brilhante cientista na área de cosméticos. Ele se sente traído pela riqueza de seus patrões, que são milionários exatamente por conta do sucesso dos produtos desenvolvidos no laboratório em que Carruthers trabalha.

Por vingança às famílias dos donos da empresa de cosméticos, ele desenvolve uma técnica que transforma simples morcegos em criaturas assassinas. Os animais crescem em tamanho e atacam qualquer criatura que tenha um cheiro específico. O aroma-alvo é a fragrância da nova loção pós-barba experimental criada por Carruthers, que faz questão que seus patrões a testem.

Quando se certifica de que um de seus inimigos utilizou a loção, o cientista liberta a criatura diabólica que mora no sótão de sua casa e o destino dessa pessoa está selado. O morcego diabólico o ataca e a morte é certa.

Para as plateias contemporâneas é complicado entender o valor dos grandes astros dos filmes de terror da primeira metade do século 20, como Lugosi. Com efeitos muito incipientes e tecnologia na área de maquiagem bem limitada, os filmes têm poucos pontos nos quais se apoiar para conseguir amedrontar os espectadores.

Para piorar a situação, a preocupação com a saúde das plateias limitava em muito a quantidade de violência nas produções. Em "Vampiro Diabólico", apesar de vários personagens assassinados, não é possível ver sequer uma gota de sangue. Por tudo isso, além do argumento, era preciso garantir que os atores fossem capazes de transmitir pavor apenas por suas interpretações.

Nesse contexto, os grandes nomes de Bela Lugosi, Boris Carloff e Vincent Price alcançaram a fama e não se encontram figuras semelhantes na indústria cinematográfica mais recente. Naquela época, seus rostos nos cartazes dos filmes eram praticamente um selo de qualidade para o cinema de terror.

A nova vesão em DVD de "Morcego Diabólico" não traz making of, trailer e entrevistas. O único extra é a possibilidade de assistir ao filme em preto e branco e na versão colorizada. Mesmo assim, o DVD pode ser considerado um achado por retratar os primórdios dos filmes de terror.

Compartilhe:

    Siga UOL Cinema

    Sites e Revistas

    Arquivo